Naufrágio: Paróquia de Caxinas agradece salvamento de pescadores

Tripulantes da embarcação de pesca «Virgem do Sameiro», desaparecidos desde terça-feira, foram encontrados com vida

Lisboa, 02 dez 2011 (Ecclesia) – O pároco de Caxinas, Vila do Conde, manifestou hoje a sua satisfação pelo salvamento dos seis tripulantes da embarcação de pesca ‘Virgem do Sameiro’, encontrados com vida cerca de 22 quilómetros a noroeste do cabo Mondego.

Em declarações à Renascença, o padre Domingos Ferreira de Aráujo adianta que paróquia já se prepara para uma missa em ação de graças pelo regresso a casa dos pescadores, desaparecidos terça-feira ao largo da Figueira da Foz.

“Mesmo os mais otimistas diziam que era mais um naufrágio. Eu próprio não tinha grandes esperanças. Confesso que na dor que sofremos e à qual nos vamos habituando, sentimos agora a grande alegria deste ‘meio milagre’, conforme alguns dizem”, indica o sacerdote.

Para este responsável, que já presidiu ao funeral de quase cem pescadores, o salvamento foi “uma autêntica graça, sem dúvida, um presente de Natal”.

“Em todas as eucaristias referenciamos este acontecimento, algumas ações serão feitas, uma receção calorosa, uma missa de ação de graças, com certeza, e outras ações de júbilo e de alegria por este acontecimento”, diz o pároco.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, também manifestou “profunda satisfação” perante a notícia do resgate com vida dos seis tripulantes.

“Aos pescadores e às suas famílias, que viveram dias de grande angústia, quero deixar uma palavra de conforto, mas também de regozijo pelo desenlace desta terrível situação”, escreve, numa mensagem enviada à agência Lusa.

Os tripulantes foram detetados pelo helicóptero da Força Aérea às 11h03, numa balsa, e resgatados após menos de uma hora de operações, tendo seguido para o Hospital de Leiria.

RR/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top