Iniciativa visa contribuir para a preservação das florestas e «promover a cidadania ambiental»
Lisboa, 08 out 2014 (Ecclesia) – Escuteiros católicos de todo o país vão mobilizar-se nos dias 15 e 16 de novembro para a plantação de árvores em zonas florestais protegidas como as serra do Montejunto e da Estrela ou os parques nacionais de Sintra e da Peneda do Gerês
A iniciativa partiu do setor de Ambiente do Corpo Nacional de Escutas, que através de um comunicado enviado à Agência ECCLESIA mostra-se apostado em incentivar os diversos agrupamentos à "realização de ações ligadas à proteção da floresta, promover a cidadania ambiental” e favorecer o “aprofundamento de conhecimentos técnicos” nesta área.
O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas vai estar também envolvido nesta atividade, nomeadamente na definiçao dos locais de intervenção, no fornecimento das árvores autóctones a plantar e no acompanhamento dos trabalhos.
Para os responsáveis pela área do ambiente dentro do CNE, esta atividade pode ter um “impacto” decisivo na preservação e renovação de alguns dos principais “pulmões” do país.
Por isso apelam à participação de todos as juntas e agrupamentos escutistas, cujos membros podem inscrever-se na atividade até dia 16 de outubro.
Em 2013, este projeto contou com a mobilização de três mil escuteiros e foram plantadas cerca de sete mil árvores.
JCP