Natal: Torre dos Clérigos apresenta presépios inspirados na figura do Bom Pastor

Obras do ceramista Delfim Manuel integra programação de local emblemático da cidade do Porto

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Porto, 16 dez 2022 (Ecclesia) – O presidente da Irmandade dos Clérigos, no Porto, afirmou que a exposição ‘Comigo Viverás’, de Delfim Manuel, patente naquele local emblemático da cidade, “transpira a novidade do Natal” e “provoca atualização” nos visitantes.

“O ceramista Delfim Manuel apresenta a sua arte neste contexto de Natal, com uma leitura um bocadinho fora do vulgar, mas sempre surpreendente e atualizada da realidade”, disse à Agência ECCLESIA o padre Manuel Fernando.

A mostra está patente ao público, até 8 de janeiro de 2023.

No espaço das exposições temporárias do Museu dos Clérigos estão expostas, nesta quadra natalícia, 10 peças representativas, resultado da maestria e delicadeza no manuseamento do barro, que estão centradas na temática do Bom Pastor.

“Esta ligação que o ceramista faz do presépio é surpreendente porque faz uma ponte e uma leitura muito afirmativa daquilo que é o Menino, Ele não é outra coisa que o verdadeiro pastor e que apresenta uma proposta de vida”, refere o presidente da Irmandade dos Clérigos.

Para o padre Manuel Fernando, a mensagem tem “2 mil anos, mas importa atualizá-la” e a iconografia faz “leituras novas e desafia para tempos onde a mensagem da paz precisa deste Pastor e de bons pastores”.

“Um desafio novo para o mundo porque Ele nasce para ser o Bom Pastor”, disse.

A representação do Bom Pastor que quase desapareceu durante a Idade Média, viria a ressurgir após o Concílio de Trento (1545-1563), mas sem o vigor vivido durante o cristianismo primitivo.

Do Oriente chegaram esculturas indo-portuguesas, maioritariamente, executadas em marfim que testemunham a difusão do tema do Bom Pastor, com a particularidade de Cristo surgir esculpido como Menino Jesus, sobretudo a partir do século XVII.

O ceramista Delfim Manuel, inspirado por esta representação iconográfica, apresenta nesta exposição “um trabalho a que ninguém fica indiferente”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Torre dos Clérigos é um espaço simbólico da cidade do Porto e está em “permanente diálogo” com a sociedade, a temática natalícia “não podia ser esquecida”.

Com uma “especificidade e características muito próprias em termos de leitura arquitetónica”, Torre dos Clérigos procura que estas iniciativas “provoquem os visitantes e ofereçam uma leitura atualizada”.

O mensageiro da Paz é “aquele que abre caminho” e “Ele é o próprio pastor que procura desbravar um caminho de paz”, acentuou o sacerdote da Diocese do Porto.

Neste mês de dezembro, aquele local emblemático da cidade do Porto programou várias iniciativas centradas no pilar ‘Dezembro nos Clérigos’.

Esta sexta-feira, a Igreja dos Clérigos, acolhe, às 18h00, o concerto de Natal da Reitoria da Universidade do Porto e de noite, a iniciativa ‘Clérigos by night’, com visitas até às 23h00, onde se pode ver a cidade a partir do cimo dos Clérigos.

Para este domingo, o historiador Germano Silva leva os interessados a fazer um passeio de Natal pela cidade do Porto que tem início às 10h00, na Praça Carlos Alberto.

Ao longo deste mês vão realizar-se também concertos musicais com temáticas do Natal.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top