Presidente da Comunidade Vida e Paz afirma que «apoio é fundamental» e «destina-se ao apoio alimentar» e reabilitação do Centro de Fátima
Fátima, 10 jan 2024 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima informa que vai entregar “mais de 19,5 mil euros” à Comunidade Vida e Paz, para apoiar pessoas em situação de sem-abrigo e reabilitação, um valor angariado nos ofertórios dos dias festivos do Natal.
O Santuário de Fátima explica que os “19 665,55 euros” angariados nos ofertórios das celebrações dos dias festivos do Natal” vão ser entregues à Comunidade Vida e Paz (CVP).
“Parte do valor destina-se ao apoio alimentar às pessoas em situação de sem-abrigo, na zona de Lisboa, e a outra parte será para obras em quatro quartos no nosso Centro de Fátima, localizada no Moimento, uma comunidade terapêutica para tratamento às adições de álcool e substâncias psicoativas que alberga cerca de 70 utentes”, disse o presidente da CVP, Horácio Félix, ao gabinete de comunicação do santuário mariano.
A Comunidade Vida e Paz, organização sem fins lucrativos do Patriarcado de Lisboa, fundada em 1989, apoia pessoas em situação de sem-abrigo e vulnerabilidade social através de respostas como o Centro de Intervenção de Primeira Linha, Comunidades Terapêuticas e de Inserção e da Unidade de Apoio à Reinserção.
Diariamente, a CVP apoia mais de 900 pessoas em situação de sem-abrigo, na alimentação, reabilitação, e através de programas de reintegração social, os “mais de 19,5 mil euros” que vão ser entregues pelo Santuário de Fátima, segundo o presidente da instituição, são cruciais para a ação que desenvolvem.
“Este apoio é fundamental para dar continuidade ao apoio que damos a estas pessoas, até porque os apoios oficiais cobrem apenas 60% das despesas, pelo que os restantes 40% do nosso orçamento provêm de donativos de empresas, instituições ou particulares; estamos agradecidos ao Santuário de Fátima”, salientou Horácio Félix.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu a Comunidade Vida e Paz como membro honorário da Ordem do Mérito, no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza 2024 (17 outubro), nas jornadas comemorativas do 35º aniversário da instituição.
O Santuário de Fátima informa, na sua página na internet, que, anualmente, destina a uma obra social específica “o valor recolhido nos ofertórios das missas festivas” das celebrações de Natal, contribuindo para projetos que promovem o bem-estar e a dignidade das comunidades mais vulneráveis.
CB/OC