Natal: Santuário de Fátima divulgou celebrações para Tempo de Natal e Ano Novo

As ofertas das celebrações desta quadra vão ser destinadas «à Diocese de Pemba em Moçambique, para os deslocados de Cabo Delgado»

Fátima, 12 dez 2020 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima anunciou hoje que a celebrações no “Tempo de Natal” e no “Ano Novo” vão decorrer no respeito por “todas as regras de segurança” e que o “beijo ao Menino” será substituído por uma “vénia”.

“O Santuário de Fátima vai assegurar as celebrações de Natal e Ano Novo, respeitando todas as regras de segurança previstas, nomeadamente a necessidade de preservar o distanciamento físico entre peregrinos e o uso obrigatório da máscara em todos os espaços do Santuário. A osculação do Menino, este ano será substituído por um gesto com uma vénia devido à situação de pandemia por Covid-19”, afirma um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A Basílica da Santíssima Trindade acolhe a maioria das celebrações: a Missa do Galo está marcada para as 23h, e a celebração, no dia 25, na Solenidade do Natal do Senhor, agendada para as 11h00.

No dia 27 de dezembro, a celebração da Sagrada Família, será às 11h, e nesta missão “far-se-á uma oração por todas as famílias”.

“A 31 de dezembro, haverá missa de Ação de Graças pelo ano findo na Basílica da Santíssima Trindade pelas 22h30, seguindo-se a oração do terço na Capelinha das Aparições”, indica o comunicado.

O Santuário de Fátima informa que à meia-noite “haverá um gesto pela paz e o toque do carrilhão”, estando os peregrinos “convidados a fazer a consagração” ao novo ano.

A celebração da solenidade de Santa Maria Mãe de Deus será, igualmente na Basílica da Santíssima Trindade, às 11h; no primeiro dia do ano, depois de missa às 15h, irá realizar-se uma “procissão com o Santíssimo Sacramento para o Altar do Recinto de Oração, com a intenção de orar pela paz no mundo”.

“Em todas as missas das três solenidades (Natal, Santa Maria Mãe de Deus e Epifania) e na festa da Sagrada Família faz-se a recolha de ofertas durante a veneração do Menino Jesus que neste ano será destinado à Diocese de Pemba em Moçambique, para os deslocados de Cabo Delgado, uma zona norte de Moçambique, onde existe uma grave crise humanitária devido aos ataques perpetrados por milícias fundamentalistas islâmicas, e na qual resultaram mais de 2000 mortes e 560.000 pessoas deslocadas”, informa ainda o comunicado.

Todas as celebrações no Santuário de Fátima vão ser emitidas nos canais digitais do Santuário de Fátima, inclusive no Meo Kanal 707070.

No Terceiro Domingo do Advento, “dia de peregrinação mensal”, o comunicado indica que na celebração das 11h, “haverá a bênção das imagens do Menino Jesus”.

“Nesta ocasião são também benzidas as quatro imagens do Menino Jesus que serão usadas para a veneração no tempo do Natal”, avança.

Na celebração, das 11h, no dia 20 de dezembro, Quarto Domingo do advento, será realizada a bênção das crianças”.

O comunicado lembra ainda que as celebrações acontecerão de acordo com “um conjunto de regras de segurança, que o Santuário adotou, que passam pelo uso obrigatório de máscara nos espaços fechados e durante as celebrações na Basílica da Santíssima Trindade e na Capelinha das Aparições; o uso de solução desinfetante disponível à entrada dos diferentes espaços; a sinalização dos percursos dentro dos espaços celebrativos com zonas de entrada e de saída distintas e devidamente assinaladas; equipas de acolhedores e painéis informativos sobre os procedimentos a adotar”.

LS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR