Madalena e Bernardo Plantier Santos falam do caminho percorrido como família, inspirados no nascimento de Jesus
Oeiras, 20 dez 2016 (Ecclesia) –Madalena e Bernardo Plantier Santos são pais de cinco filhos e vão celebrar este Natal com a certeza de a gravidez “sofrida” de Rosarinho, a mais nova, que nasceu com Trissomia 21, foi um tempo em que “Deus se manifestou”.
“A [gravidez] mais marcante foi a Rosarinho e muitas vezes identifico-me com Maria, com a sua espera porque soubemos na ecografia que tinha um valor um bocadinho alterado mas como a nossa maneira de estar – seja o que Deus enviar na vida nós aceitamos”, disse Madalena Plantier Santos.
À Agência ECCLESIA, a entrevistada explicou que nessa altura não quiseram “fazer outros exames, outras coisas” porque era a vontade de Deus.
Até à ecografia morfológica, a segunda, que mostrou que a última filha tinha “um problema cardíaco, normalmente, associado a Trissomia 21”, viveram tempos tranquilos.
“Foi uma espera mais difícil na incerteza do que é que vinha, o que é que Deus nos reservava, sempre apoiados nesta Palavra de Deus, que Deus providencia. Sempre acreditei que não me ia dar um sofrimento que não suportasse”, desenvolveu a arquiteta paisagista, que se dedica apenas à maternidade “para dar mais apoio” aos cinco filhos.
“O interessante é que Deus se manifesta no sofrimento e este sofrimento pode tornar-se glorioso, a cruz de Deus. Vemos aqui a Rosarinho que é especial, é o nosso anjo”, acrescentou na entrevista que se pode ouvir esta noite no programa ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, a partir das 22h45.
Bernardo Plantier Santos explica, por sua vez, que se identifica “muito” com a família de Nazaré e também destaca Maria que “disse sim a um algo desconhecido” porque tinha “confiança plena em Deus”.
“Acabámos por dizer este sim na 23.ª semana, é aquele limite que o Estado infelizmente impõe e que o demónio nos tenta sempre”, observa o engenheiro civil.
A poucos dias de celebrar o Natal, Madalena e Bernardo Plantier Santos com os seus cinco filhos preparam a sua casa com cores, luzes e diversos símbolos natalícios ao redor do presépio.
“Cada dia lemos uma mensagem do presépio. Dia 25 pomos a figura de Jesus”, explicou Benedita Plantier Santos, a filha mais velha com nove anos de idade, acrescentando que a figura que mais gosta de colocar são os reis magos.
SN/CB