Marcelo Rebelo de Sousa destacou papel das instituições sociais na resposta à crise
Lisboa, 25 dez 2021 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa recebeu esta sexta-feira, véspera de Natal, uma delegação da Cáritas Portuguesa, assinalando a operação solidária “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz“.
A campanha de Natal da organização católica apoia este ano projetos sociais em Portugal e combate às alterações climáticas nos países lusófonos.
A cerimónia, no Palácio de Belém, contou com a presença da presidente da instituição, Rita Valadas.
Marcelo Rebelo de Sousa salientou que a Cáritas representa “muitas, muitas instituições” que “têm tido um papel fundamental nestes tempos difíceis”, deixando o seu agradecimento por essas ações contra a pobreza e as desigualdades.
O presidente da República recebeu ainda o Corpo Nacional de Escutas e a ‘Luz da Paz de Belém’, aproveitando para saudar e agradecer o serviço de voluntariado jovem dos escuteiros portugueses.
Esta iniciativa começou em 1986, pela ‘Austrian Broadcasting Company’, como parte de uma atividade de caridade para crianças em dificuldades na Áustria e em países vizinhos e, desde 1989, tem sido realizada em cooperação entre Escuteiros e Guias de inúmeros países, o que permite que a ‘Luz da Paz de Belém’ seja partilhada “pela Europa e fora dela, ganhando um âmbito mundial”.
OC