Natal: Presidente da República lembrou os cuidadores informais ao receber a «Vela da Paz»

Marcelo Rebelo de Sousa assinalou a Campanha da Cáritas «10 milhões de Estrelas um Gesto pela Paz»

Lisboa, 24 dez 2019 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta terça-feira a “Vela da Paz”, símbolo da Operação natalícia ‘10 Milhões de Estrelas’, da Cáritas Portuguesa.

“Esta luz é inspiradora cá dentro, no nosso país, e também lá fora”, disse o presidente da República, citado pela Lusa, referindo-se à Vela da Paz da Cáritas Portuguesa que lhe foi entregue, acrescentando que “o mundo precisa de mais paz, de mais atenção ao drama das alterações climáticas, de menos desigualdades, de menos miséria, de menos confrontos, de mais diálogo, de mais entendimento, de mais pontes”.

Na sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa recordou os que  os “que mais sofrem em Portugal”, os “que estão doentes nos hospitais”, as vítimas do mau tempo, nas últimas semanas e referiu-se à necessidade de regulamentar a lei do Estatuto do Cuidador Informal, lembrando que são “milhares e milhares” os aqueles “que não têm férias, nem sábados, nem domingos”.

“Todos esperamos que o seu estatuto, que está na lei, passe da lei, neste próximo ano, aos factos”, disse o presidente da República

Na noite de Natal, a Cáritas convida a população a acender uma vela, nas janelas de suas casas, como gesto pela paz, na celebração do Natal.

“Que esta vela não sirva apenas para enfeitar a mesa da consoada, mas que seja posta num lugar visível para que quem passa, saiba que ali habitam pessoas que querem a justiça e praticam a solidariedade”, sugere Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, em declarações à Agência ECCLESIA.

A Cáritas Portuguesa lançou em 2019, pelo 17.º ano consecutivo, a campanha de Natal “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, que inclui a venda de uma vela, este ano em formato de estrela e fabricada em Portugal, com um custo de 2 euros.

Eugénio Fonseca sublinha que esta vela é um símbolo, com um novo formato que se a aproxima mais do seu significado, “a estrela que brilha, a luz que se acende na escuridão de muitas vidas”.

65% das receitas obtidas nesta campanha revertem para as pessoas carenciadas nas dioceses portuguesas; os restantes 35% destinam-se às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, que atingiram Moçambique, para apoiar o processo de reconstrução.

A rede nacional Cáritas é composta por 20 Cáritas diocesanas, que contam com o empenho de 1241 colaboradores profissionais e mais de 370 voluntários regulares.

O apoio da Cáritas chegou, em 2018, a 121 031 pessoas, vítimas da falta de rendimentos, desemprego, endividamento e necessidades de saúde.

A Operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ tens as suas raízes históricas em França, onde nasceu para sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal; em 2002 chegou a Portugal e desde então tem sido a proposta solidária da Cáritas para assinalar o nascimento de Jesus.

Mais informações em www.caritas.pt/estrelas.

HM/OC/PR

Partilhar:
Scroll to Top