Natal: «Presentes Solidários» apoiam vítimas da pandemia (c/vídeo)

Iniciativa da Fundação Fé e Cooperação responde a necessidades de países lusófonos

Lisboa, 17 dez 2020 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC), da Conferência Episcopal Portuguesa, vai ajudar as vítimas da pandemia com a edição de 2020 dos seus ‘Presentes Solidários’, no Natal.

Este ano, a FEC tem dez propostas com custos diferentes (dos 6 a 180 Euros) e são presentes que “dão para todas as carteiras e vão satisfazer necessidades muito concretas das comunidades”, disse Mariana Pereira, em entrevista à Agência ECCLESIA, emitida esta quinta-feira na RTP2.

Os artigos primários e “produtos de prevenção da Covid-19” estão no centro desta campanha solidária.

Todos os anos, a FEC entra em contacto com os parceiros no terreno, nos vários países onde está presente, e tenta identificar as necessidades concretas.

Para além dos produtos de subsistência, a campanha pretende ajudar também as famílias que tinham animais que produziam o sustento.

“Cada presente que se compra, naquele valor, equivale a três cabras” para a Diocese de Mindelo (Cabo Verde), exemplifica a entrevistada.

Mariana Pereira destaca que a diversidade de presentes solidários para o mundo lusófono dá “um sentido novo ao Natal”.

“Sabão, lixívia e água” são bens essenciais em várias comunidades; já para uma região isolada na Amazónia (Brasil) “está destinado um kit musical”.

Com aulas de educação musical, este projeto educativo no Brasil garante que os jovens “tenham um tipo de ocupação”, avançou a responsável da FEC.

Os ‘Presentes Solidários’ apresentam dez formas de ajudar as pessoas mais necessitadas.

PR/LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top