Projeto «Parábola» promove evangelização através da arte
Cascais, Lisboa, 23 dez 2015 (Ecclesia) – O projeto ‘Parábola’ alia pintura e música pela mão de António Sousa Lara e o Luís Roquette, que deram vida, na sua primeira criação, a um presépio para “falar sobre a história de Deus” com a humanidade.
À Agência ECCLESIA, o pintor e o músico revelam que o Projeto ‘Parábola’ foi criado para juntar as duas formas de arte a partir das quais desenvolvem as suas profissões.
Este projeto remonta à infância “em conjunto” dos dois primos, cujas brincadeiras “sempre” foram desenvolvidas “muito através da arte”.
“Estávamos à espera da altura em que podíamos voltar a brincar com esta lógica da fé e cada um na sua área”, revela António Sousa Lara, que foi desafiado pelo primo a “fazer pinturas” para as músicas que Luis Roquette lhe apresentou.
“Eu pintava e ele depois ajustava se fizesse sentido, havia este pingue-pongue música e pintura. Agora estamos a consolidar isso no Projeto ‘Parábola’ com uma série de vídeos”, explica o primo pintor a forma de trabalho utilizada.
“Tentei agarrar a emotividade, do terço e a narrativa óbvia das personagens que se está a focar dessa cena, desse mistério que o Luís focou nas melodias e consegui ser mais consistente e não estar tão disperso”, acrescentou António Sousa Lara.
Para o pintor, é possível “ver o quadro” como “experiência autónoma” mas não é algo “pleno” porque foram feitos como projeto e a “experiência total é com a música”.
Neste momento os artistas têm disponíveis dois vídeos, um sobre o ‘Monte Tabor’ e outro adequado ao tempo litúrgico, dedicado ao ‘Presépio’.
Luís Roquette destaca que “há uma beleza, uma subtileza em tudo o Deus faz”, na sua forma de criar, como na forma como “Jesus contava as parábolas” e os artistas que retrataram a história da humanidade, da Igreja e de Jesus “sempre” tiveram “este cuidado, subtileza, bom gosto”.
“Todos temos vocação para amar e o amor é isso, ver beleza em tudo e transformar aquilo que é fraco em forte e no fundo ter um olhar novo sobre tudo e sobre todos”, acrescenta o músico sobre este projeto.
Segundo Luís Roquette, o feedback ao Projeto ‘Parábola’’ é de curiosidade, mas as pessoas percebem que ligam duas artes com o “intuito de falar sobre a história de Deus, e a história de Deus connosco”.
António Sousa Lara comenta ainda que este projeto no futuro pode materializar-se “eventualmente” num álbum de música e num livro.
“O mais importante era onde íamos expor musicalmente e as pinturas para que as pessoas pudessem ter acesso numa vertente da fé, da oração, rezar com a arte, mas também qualquer pessoa que se interessasse pela arte, que dum ponto de vista cultural quisesse experimentar”, desenvolve o pintor.
Neste contexto, os artistas adiantaram ainda que apresentaram o Projeto ‘Parábola’ ao seu pároco, na comunidade do Estoril, que propôs fazerem duas apresentações na igreja da Boa Nova e no auditório em fevereiro 2016.
HM/CB/OC