Cidade do Vaticano, 24 dez 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai cumprir o tradicional calendário de celebrações natalícias no Vaticano a partir de hoje, segundo nota enviada à imprensa pelo Departamento Pontifício de Celebrações Litúrgicas.
A ‘Missa do Galo’ está marcada para a véspera do Natal, às 21h30 de Roma (menos uma em Lisboa), na Basílica de São Pedro.
A Santa Missa da Noite da Solenidade do Natal do Senhor, na sua designação oficial, é presidida pelo canto da ‘calenda’.
A festa do Natal assumiu uma forma definida no séc. IV, quando tomou o lugar da festa romana do ‘Sol invencível’, no mesmo dia 25 (VIII Kalendas Januarias: no oitavo dia antes do dia 1 de janeiro), uma data com um simbolismo próprio.
Ainda hoje, na liturgia católica, se recita a chamada “calenda”, como anúncio do nascimento de Jesus, que a oração coloca na época da 194ª Olimpíada e no ano 752 da fundação de Roma, entre outras referências históricas.
A Missa do Galo (‘in galli cantu’), celebrada tradicionalmente por volta da meia-noite, assinala a hora em que, segundo a tradição, teria nascido Jesus.
Já no dia 25 de dezembro, Solenidade do Natal do Senhor, Francisco dirige a mensagem e a bênção natalícia ‘Urbi et Orbi’ [à cidade (de Roma) e ao mundo], a partir das 12h00 locais, na varanda central da Basílica do Vaticano.
No domingo, dia 27, Festa da Santa Família, Francisco preside à Missa a partir das 10h00, na Basílica de São Pedro, no Jubileu das Famílias.
A habitual oração no último dia do ano na Basílica do Vaticano tem início marcado para as 17h00 de 31 de dezembro.
A celebração inclui, à imagem do que acontece em milhares de igrejas por todo o mundo, a proclamação do ‘Te Deum’ (nós te louvamos, Senhor), um dos mais antigos hinos litúrgicos que é cantado em celebrações solenes de ação de graças.
O Papa preside à missa a 1 de janeiro de 2016, por ocasião do Dia Mundial da Paz, às 10h00, e a outras duas cerimónias próprias desse mês: a solenidade da Epifania (dia 6, 10h00) e a festa do Batismo do Senhor (dia 10, 09h30), em que batiza algumas crianças na capela sistina, encerrando o tempo litúrgico do Natal.
OC