Natal: Museu do Presépio em Alenquer tem «exposição renovada» e peças dos «mais variados pontos do país»

Programa de Natal conta com exposição «De Itália para o Mundo», que assinala os 800 anos da primeira representação do nascimento de Jesus, por São Francisco de Assis

Foto: Museu do Presépio

Alenquer, 30 nov 2023 (Ecclesia) – O Museu do Presépio, inaugurado há dois anos em Alenquer, distrito de Lisboa, vai assinalar em 2023 o 800.º aniversário da primeira representação do nascimento de Jesus, por São Francisco de Assis.

“Quem nos visitar este ano vai poder ver aqui uma exposição renovada”, adianta à Agência ECCLESIA Cláudia Luís, vereadora da cultura da Câmara de Alenquer, explicando que os 15 presépios expostos no museu vêm dos “mais variados pontos do país”, nomeadamente de Barcelos, Estremoz, Lisboa e Caldas da Rainha, tendo sido elaborados por diferentes artesãos.

“Temos um espólio muito significativo e tem sido até muito interessante perceber que cada vez mais as pessoas procuram o nosso museu para doar as suas peças e tenho que dizer que temos recebido doações muito interessantes, com presépios muito interessantes, quer a nível escultural”, quer temporal, acrescenta.

No Museu do Presépio também podem ser vistos os vestígios do primeiro presépio em Portugal, que remontam ao ano de 1570, encontrados no Convento de Santa Catarina da Carnota, no Concelho de Alenquer, bem como um presépio especial que reflete a vila de Alenquer.

“[Nele] estão representadas as nossas celebrações e as nossas festas. Está a Rainha Santa Isabel, estão as festas do Espírito Santo, portanto, conseguimos identificar cada uma das nossas tradições, podendo dizer que aquele é o presépio que nos identifica. […] Foi feito propositadamente para nós e eu gosto muito de dizer que aquele é o ‘nosso presépio’”, indica Cláudia Luís.

A vereadora ressalta que o “Presépio Monumental”, de 1968, concebido pelo pintor e ilustrador Álvaro Duarte de Almeida e situado na encosta da vila, é que tem o título de ex-libris, com 13 peças que variam entre o metro e meio e os sete metros de altura.

“É ele que nos caracteriza e ele é tão importante que quando nós falamos em Alenquer, as pessoas dizem-nos: ‘Ai eu lembro-me. Um dia com os meus pais, quando fui ao Norte, por exemplo, nós fazíamos um desvio pela Nacional 1 só para vermos o Presépio na encosta’. Portanto, inevitavelmente, Alenquer está associada à imagem do presépio. Isso é mais do que a justificação para se perceber que o presépio da encosta é, de facto, a nossa identidade”, destaca.

Esta representação do nascimento de Jesus surgiu das trágicas cheias de 1967, das quais resultaram dezenas de mortos, como forma de “perpetuar o espírito de solidariedade e de unidade vivido pela comunidade naqueles momentos trágicos”.

O Museu do Presépio é um dos muitos momentos que integram o programa de Natal da vila que, em 2023, tem mais uma edição do evento “Alenquer, Presépio de Portugal”, que decorre de hoje a 30 de dezembro.

“Nada melhor do que começar as nossas atividades de Natal que, com a cerimónia de iluminação do nosso Presépio monumental, portanto, é o Presépio e a iluminação do nosso Presépio, que dão início às nossas atividades de Natal, que depois se prolongam durante o mês inteiro de dezembro”, desenvolveu.

Entre as muitas atividades, desde um parque temático de Natal, sessões de circo e de teatro, Praça do Pai Natal, livraria de Natal, pista de gelo até ao comboio de Natal, está a mostra “De Itália para o Mundo”, que assinala os 800 anos da aparição do primeiro presépio, de São Francisco de Assis.

“Criámos aqui uma exposição de presépios que permite as pessoas perceberem que realmente o Presépio nasceu em Itália, mas de Itália foi para o mundo”, informa a vereadora, que refere que esta é uma coleção do general Fernando Canha da Silva, que cedeu as peças, que vêm de muitos pontos do mundo, nomeadamente Peru, Angola, Moçambique e Rússia.

A exposição pode ser vista no Salão Nobre, no Palácio Municipal, e a entrada é livre, ao contrário do que acontece no Parque Temático.

Já no Museu do Presépio, a entrada é gratuita e pode ser visitado de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Alenquer decidiu abrir concursos de presépios para espaços públicos, comerciantes e freguesias, nos quais os vencedores vão ser premiados.

“O que nós quisemos fazer quando se criou este concurso de Presépios era que todo o concelho de Alenquer pudesse ser uma montra de presépios ou uma Galeria de exposição a céu aberto e por onde qualquer pessoa passasse, se pudesse respirar Natal e se pudesse respirar Presépio”, esclarece a entrevistada.

“O primeiro classificado (concurso espaços públicos) tem um valor de 300 euros, o segundo de 200 e o terceiro de 100 euros. E depois no concurso das montras (comércio) temos a parceria da Rádio Voz de Alenquer que também oferece uma página, meia página, ou um quarto página de divulgação da loja vencedora”, acrescentou Cláudia Luís.

Sobre a expectativa de adesão do público à vila de Alenquer nesta quadra e à participação nas atividades, a vereadora da cultura da autarquia dá conta que são esperadas 70 mil pessoas, contudo, “tudo vai depender das condições climatéricas”.

“Eu sinto este nosso ‘Alenquer, Presépio de Portugal’, assim como sinto outros projetos que temos, são feitos para a comunidade […] e para todos aqueles que nos visitam e colocamos nele tanto empenho que acreditamos sempre que vai ser mais um sucesso”, conclui.

LJ/OC

Notícia atualizada às 11h33 de 04.12.2023

Partilhar:
Scroll to Top