Natal: Livro solidário ajuda a transformar a vida do menino Santiago Rodrigues (c/vídeo)

A obra «14 anos – 14 histórias» pretende ser um contributo para a recuperação desta criança

Lisboa, 14 Dez 2021 (Ecclesia) – O jornalista da revista «Audácia», Fernando Félix, visitou a família do Santiago Rodrigues e ficou impressionado “com a dedicação” desta com aquela criança, por isso resolveu escrever e publicar o livro solidário «14 anos – 14 histórias» cujas verbas angariadas pretendem ajudar na recuperação deste menino.

“Conhecemos a família do Santiago pela televisão, e esse caso despertou-nos maior interesse e uma maior sensibilidade” e “visitámos a família e ficámos impressionados com a dedicação”, disse Fernando Félix ao programa ECCLESIA emitido esta terça-feira na RTP2.

Fernando Félix, jornalista redator da revista Audácia, e a esposa, Maria José, que também colabora na revista missionária infantojuvenil publicada pelos Missionários Combonianos, conheceram o Santiago Rodrigues, de 13 anos, natural de Vale Carneiro, Tomar, através da televisão.

“Até aos 5 anos, o Santiago era uma criança como as outras, alegre, cheio de vida, saudável e feliz, mas naquele fatídico dia 14 de maio de 2013, o menino caiu numa fossa sética sem que ninguém se apercebesse, ficando bastante tempo sem oxigénio no cérebro, o que lhe provocou paralisia cerebral grave”, disse o jornalista.

Com o acidente, o Santiago ficou tetraplégico, sem falar, sem andar e com visão muito reduzida.

Esta criança que vai fazer 14 anos a 23 de dezembro precisa de “reabilitação neurológica” e na clínica “cada mês de tratamentos custa 1500 euros”.

“Tudo isso tem consumido a família e sente-se que está cansada”, realçou Fernando Félix.

Maria José e Fernando Félix visitaram o Santiago Rodrigues e a família, e puderam testemunhar “a dedicação e a aflição do quotidiano naquela casa”.

Este casal pensou numa hipótese de contribuir na recuperação e avançou com a edição de um livro de contos.

Nasceu, assim, o livro «14 anos – 14 histórias», com um objetivo solidário e todo o valor recolhido vai ser entregue ao Santiago Rodrigues.

O livro tem também a finalidade de “sensibilizar as crianças para a questão da deficiência e dos perigos que espreitam a cada aventura”, frisou o jornalista.

O livro tem 14 histórias, porque o Santiago faz 14 anos a 23 de dezembro e alguns dos contos baseiam-se em características da personalidade dele e outros vão buscar inspiração à realidade da deficiência ou dependência do menino.

O livro «14 anos – 14 histórias» será entregue ou enviado a quem fizer uma oferta a partir de 7 SANTIAGOS.

As páginas dedicadas ao Santiago Rodrigues, em que se pode conhecer e acompanhar a situação, são: https://vamosajudarosantiago.blogspot.com e www.facebook.com/todospelosantiagotomar.

PR/LFS

Partilhar:
Scroll to Top