Bispo do Funchal destacou força da mensagem da «primeira noite de Natal»
Funchal, Madeira, 25 dez 2023 (Ecclesia) – O bispo do Funchal apelou à oração pela paz, na celebração do Natal, destacando a força do anúncio do nascimento de Jesus, que “chega às famílias e ao coração de todos
“Cantando o cântico daquela noite fria, a primeira noite de Natal, quando o Evangelho, a visão de Deus em carne humana, a todos começou a oferecer a esperança que desabrocha em caridade, demos, também nós, glória a Deus, enquanto para a terra imploramos para todos o dom da paz”, declarou D. Nuno Brás, que presidiu à tradicional ‘Missa do Galo’, na Catedral madeirense.
Na intervenção, divulgada pelo ‘Jornal da Madeira’, o responsável convidou os participantes a “exultar de alegria”.
“Deixemos que o nosso coração, tantas vezes duro, se converta, acolha esta feliz notícia de que o Salvador nasceu e que com Ele, toda a terra exulta e os anjos cantam de alegria”, acrescentou.
A homilia centrou-se na importância da oração, a partir das figuras de Maria, São José, os anjos e os pastores que testemunharam o nascimento de Jesus.
“A oração daqueles homens começa por ser a oração de quem é surpreendido por Deus para, depois, se deixarem envolver pela glória divina. A surpresa da luz dá lugar à escuta da mensagem, e esta fá-los partir ao encontro de Jesus”, observou.
A oração de Maria e José; a oração dos Anjos; a oração dos pastores: a sua oração espalhou-se pelo mundo inteiro e por todos os tempos e por todos os cristãos”.
A Eucaristia foi concelebrada por vários sacerdotes e pelos dois diáconos recentemente ordenados por D. Nuno Brás.
OC