Lisboa, 05 dez 2014 (Ecclesia) – Um grupo de católicos madeirenses a viver em Portugal continental promove, dia 20 deste mês, em Alfragide (Diocese de Lisboa) uma Missa do Parto.
As Missas do Parto são uma “secular tradição da religiosidade popular e da cultura madeirense” e têm a particularidade de ser celebradas cedo, “ainda antes do nascer do sol”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A celebração, na Igreja da Divina Misericórdia e presidida pelo padre Nélio Tomás, vai ser às 06h30m e, segundo a tradição, o horário das «Missas do Parto» estão relacionados com a não interferência nos trabalhos do dia-a-dia e “ao simbolismo da preparação da celebração de Jesus que nasce para ser a Luz do mundo”, escreveu o padre madeirense, Nélio Tomás, na nota.
As Missas do Parto invocam, nos nove dias que antecedem o Natal, o bom parto da Virgem Maria e são celebrações “muito participadas com um cunho muito próprio no que se refere ao canto e à música”.
Além disso, no final da missa, “ocorre tradicionalmente um momento de convívio com beberes e comeres quentes típicos da Madeira”, acrescenta a nota.
LFS