Lisboa, 23 dez 2013 (Ecclesia) – A Comunidade Vida e Paz realizou a festa de Natal com as pessoas em situação de sem-abrigo onde registou o “aumento do número de convidados” diário na cantina da cidade universitária, entre 20 e 22 de dezembro.
“A Comunidade Vida e Paz foi mais uma vez uma comunidade de comunidades. Por isso, vivemos um momento de imensa gratidão por todas as vidas entregues a esta causa e reforçámos a esperança que nos faz acreditar e agir ao serviço daqueles que mais necessitam para que todos tenham mais e melhor vida e paz”, revela Henrique Joaquim, Presidente da Comunidade Vida e Paz no balanço da 25ª festa de Natal da comunidade.
No comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a organização católica assinala que na cantina da Cidade Universitária de Lisboa “o ambiente foi de partilha e convívio” onde receberam 3345 convidados, “um acréscimo de cerca de 12% em relação a 2012”.
O Espaço Aberto ao Diálogo, “a área de maior destaque na Festa”, recebeu este ano 142 pessoas que querem “(re)construir o seu projeto de vida”: “Os casos das pessoas em situação de sem-abrigo assistidas serão agora acompanhados e cuidados pelos profissionais nas instalações em Chelas para que encontremos as respostas mais adequadas”, explicam.
Este espaço destinado a acolher quem quer ingressar o programa de recuperação em 2012 “atendeu 187 convidados”.
Nos outros espaços disponíveis foram realizados 463 atendimentos na área da cidadania, 357 no espaço saúde e 127 rastreios dentários, 102 convidados tomaram um banho quente e no cabeleireiro foram atendidas 176 pessoas, contabiliza o comunicado.
“Foram distribuídas 7154 peças de roupa, servidos 2722 jantares e, no último dia foram entregues mais de 1000 presentes”, acrescentam.
Nesta festa de três dias também existe um momento de celebração eucarística que foi presidido por D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, este domingo.
Para realizarem esta festa de Natal para a pessoa sem-abrigo, que também assinalou o 25º aniversário da Comunidade Vida e Paz a “colaboração de 1300 voluntários” foi essencial numa “grande iniciativa de humanidade”.
A Comunidade Vida e Paz, organização católica nascida em 1989 e tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, dedica-se sobretudo à recuperação de pessoas sem-abrigo, muitas delas envolvidas em situações de toxicodependência e alcoolismo.
CB/OC