Iniciativa que decorre em Lisboa celebra 25.º aniversário
Lisboa, 20 dez 2013 (Ecclesia) – A Comunidade Vida e Paz vai promover a partir de hoje a 25ª edição da sua Festa de Natal, que durante três dias acolhe pessoas sem-abrigo na cantina da Cidade Universitária de Lisboa.
“Aos muitos convidados que se esperam na Festa, durante os três dias, são disponibilizados inúmeros serviços de apoio como: vestuário, calçado, cabeleireiro, saúde, refeições, apoio jurídico, Espaço Aberto ao Diálogo, área da cidadania, espiritualidade, espetáculos, entre outros”, revela a organização, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A Comunidade Vida e Paz explica que “neste ano jubilar” celebra a “esperança na vida assente no amor e na justiça” e vai homenagear “todos os que fizeram parte da sua história olhando também para o futuro de forma a levar a esperança a quem mais precisa”.
A festa começa às 15h00; no sábado e domingo, as portas abrem uma hora mais cedo, sendo o horário das 14h00 às 20h30.
Os dados divulgados pela Comunidade Vida e Paz revelam que na festa de 2012 foram distribuídas cerca de “7000 peças de roupa a 2.990 convidados, realizados 161 rastreios dentários, 281 consultas médicas e rastreios de tensão arterial e de diabetes, 152 banhos quentes, 576 atendimentos na Loja do Cidadão e 216 cortes de cabelo”.
O Espaço Aberto ao Diálogo destinado a acolher quem quer ingressar o programa de recuperação da Comunidade Vida e Paz o ano passado “atendeu 187 convidados”, acrescentam.
A Comunidade Vida e Paz, organização católica nascida em 1989 e tutelada pelo Patriarcado de Lisboa, dedica-se sobretudo à recuperação de pessoas sem-abrigo, muitas delas envolvidas em situações de toxicodependência e alcoolismo.
A festa de Natal esteve esta quinta-feira em destaque no Programa ECCLESIA (RTP2).
CB/OC