Natal: Escuteiros entregam «Luz da Paz de Belém» ao presidente da República Portuguesa

«Navegamos por rotas de Alegria e Paz» é o lema da celebração deste ano, que arranca em Portimão

Lisboa, 15 dez 2024 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai encontrar-se esta segunda-feira, pelas 16h30, com o presidente da República Portuguesa, para a entrega da “Luz da Paz de Belém”, campanha de Natal do Escutismo católico.

“Todos os anos, por iniciativa dos escuteiros austríacos, a Luz da Paz é recolhida na Gruta da Natividade, em Belém (Palestina), e levada até à Áustria, onde é partilhada numa grande cerimónia ecuménica em Viena, com a participação de escuteiros e guias de toda a Europa”, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A comitiva portuguesa, composta maioritariamente por escuteiros da Região do Algarve, partilha hoje à tarde a “Luz da Paz de Belém”, recebida em Viena, numa cerimónia que decorre no Portimão Arena, sob a presidência do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

A celebração deve receber mais de 1500 escuteiros de todo o país, sob o lema “Navegamos por rotas de Alegria e Paz”.

“Este gesto de partilha, que simboliza a união, convida todos a refletirem sobre os valores de paz e fraternidade, tão necessários no contexto atual”, informa o CNE.

“Ao navegar por rotas de alegria e paz todos podemos contribuir para um futuro mais justo e solidário, transformando a realidade ao nosso redor”, refere secretária nacional do Corpo Nacional de Escutas para os Projetos, Inês Graça.

“A Luz da Paz de Belém não é apenas um símbolo, mas uma chamada à ação para todos. Cada um de nós pode ser uma luz na vida do outro, promovendo a paz e a esperança nas suas comunidades”, acrescenta a responsável.

No final da celebração, será feita a “partilha da Luz” com todos os representantes das várias dioceses do país, juntamente com as várias paróquias e associações católicas algarvias.

A iniciativa da ‘Luz da Paz de Belém’ começou em 1986, pela ‘Austrian Broadcasting Company’, como parte de uma atividade de caridade para crianças em dificuldades na Áustria e em países vizinhos.

Desde 1989, esta iniciativa da ‘Luz da Paz de Belém’ tem sido realizada em cooperação entre Escuteiros e Guias de vários países.

Todos os anos uma criança austríaca recolhe a luz na Gruta da Basílica da Natividade, em Belém, depois, a partir de uma celebração ecuménica, realizada na Áustria, é distribuída pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz.

“Todos os anos vivenciamos uma dinâmica muito especial, que nos aquece o coração e nos impele a sermos luz e portadores de uma mensagem de esperança. Todos os anos reforçamos o desafio de partilhar e multiplicar a Luz da Paz de Belém nas nossas comunidades, e é com alegria e esperança que observamos que esta chama, acesa na gruta de Belém, já faz parte da tradição de Natal de muitos portugueses”, assinala o CNE – Escutismo Católico.

CB/OC

Partilhar: