Porto, 12 dez 2011 (Ecclesia) – O Natal deste ano dos portugueses lembra as escassas condições em que Jesus nasceu, sendo ambas um convite a maior partilha de bens, considera a Liga Operária Católica / Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) da diocese do Porto.
O organismo da Pastoral Operária recorda que “há muita gente sem emprego ou com trabalho precário”, pelo que este Natal “vai ser mais pobre do ponto de vista económico, com menos prendas, menos compras, menos dinheiro para gastar”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
A mensagem natalícia da LOC/MTC recorda o nascimento de Jesus na cidade palestina de Belém, que segundo a narrativa bíblica ocorreu numa manjedoura, dado que a sua mãe, Maria, não encontrou outro lugar para se hospedar.
“A pobreza de Deus é um convite a um Natal mais verdadeiro, mais partilhado, com mais amor, mais alegria e paz”, e, por isso, “mais parecido com o de Belém”, refere o texto.
Para a LOC/MTC “o Natal é a revelação da pobreza de Deus que se declara no presépio de Belém como a única força capaz de salvar o mundo”, não havendo outra celebração que tenha igual “carga de ternura”.
RJM