D. José Ornelas propôs para os vários serviços competência, proximidade e misericórdia
Lisboa, 23 dez 2015 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal afirmou na celebração de Natal dos colaboradores da Conferência Episcopal Portuguesa que os vários setores desenvolvem um serviço “cada vez mais competente” e que deve ser pautado pela proximidade e misericórdia”.
“Tantas vezes, no seio da Igreja, das dioceses, das paróquias, a gente não sente bem a proximidade e o sentido da misericórdia”, referiu D. José Ornelas ao programa Ecclesia, emitido hoje na RTP2.
“Nós queremos fazer um serviço que eu vejo cada vez mais competente, e é com gosto que o vejo, e que se vai tornando mais simpático no sentido do Evangelho, de acolhimento às pessoas, que transpira o que deve ser o fundamento da vida cristã que é a transparência da misericórdia de Deus para toda a gente”, sublinhou.
O bispo de Setúbal apresentou o tema “O Coração Misericordioso de Deus Pai” na celebração de Natal dos colaboradores da CEP, a que se seguiu a celebração da Eucaristia e um almoço de confraternização.
D. José Ornelas referiu também que o Jubileu da Misericórdia está a ser vivido na Diocese de Setúbal com a “ritualidade que ele prescreve” e também com ocasião de “crescimento” através dos contactos realizados e “os muitos serviços de apoio aos mais necessitados”.
“Estamos a fazer o nosso melhor, começamos tarde do ponto de vista da organização prática das coisas, mas vamos com ganas”, garantiu o bispo de Setúbal, que iniciou funções no dia 25 de outubro de 2015.
A Conferência Episcopal Portuguesa promove um encontro anual para todos os seus colaboradores nas vésperas do Natal e outro nas proximidades da Páscoa.
HM/PR