Porto, 20 dez 2013 (Ecclesia) – O Grupo Ecuménico Jovem do Porto promove hoje uma nova edição dos “Cantares Ecuménicos de Natal”, às 21h00, na escadaria da igreja de Santo Ildefonso, na Praça da Batalha.
“Em tempo de tantos ‘ruídos’, a maioria deles ‘estranhos’ e, por vezes até, contrários ao verdadeiro ‘espírito’ do Natal, os “Cantares de Natal pelas ruas do Porto” são uma forma singela de ‘testemunho direto’ da verdadeira Alegria Natalícia”, revela o Grupo Ecuménico Jovem do Porto num texto que é hoje publicado no Semanário ECCLESIA.
“Aos transeuntes que, por estes dias, percorrem, ‘a alta velocidade’, as ruas da Baixa portuense, estes jovens pretendem recordar que ‘o Natal é de Jesus’”, acrescentam os promotores da iniciativa.
Este coral continua “uma tradição” que se vai “cimentando desde há já alguns anos” entre os jovens cristãos das Igrejas Católica Romana, Lusitana (Comunhão Anglicana) e Metodista da região do Porto.
Como coral ecuménico, estes cantares através da sintonia dos acordes e das vozes “devidamente ensaiadas e ‘aquecidas’” quer ser também sinal da “’sinfonia do encontro’ dos olhares, das vontades, das inteligências e dos corações”.
O comunicado precisa que “para participar muito pouco é exigido”, porque basta que “se apareça no Largo de Santo Ildefonso, na Batalha” com “vontade e alegria em cantar que ‘O Natal é de Jesus’”.
No cartaz desta iniciativa é solicitado aos participantes como traje um gorro e cachecol e um instrumento musical.
CB/OC