Natal: Campanha do Corpo Nacional de Escutas apresenta «mensagem universal» do presépio

Proposta acompanha domingos do Advento, com símbolos e compromissos concretos

Foto: CNE

Porto, 08 dez 2023 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) desafio os membros da associação católica a preparar o Natal com uma reflexão sobre o sentido das personagens do presépio, que considera uma “mensagem universal”.

“Acho que é importante perceber que esta mensagem é universal e é para todos”, disse à Agência ECCLESIA Raquel Kritinas, da equipa nacional de pedagogia da fé, do CNE.

A proposta para a vivência Advento começou com a construção do estábulo e, ao longo das quatro semanas de preparação para o Natal, as várias secções do Escutismo Católico Português são chamadas criar imagens, com vários materiais, e a partilhar imagens dos seus presépios nas redes sociais, com os hashtags #escutismo #umjesusparatodos.

“A nossa intenção é que, através destas dinâmicas, também trabalhemos as mensagens do Santo Padre na Jornada Mundial da Juventude”, indica Raquel Kritinas.

A primeira realmente foi mesmo o famoso ‘todos, todos, todos’, porque no tempo que estamos a viver, no tempo destes conflitos armados, principalmente o de Israel e da Palestina, faz muito sentido propor que Jesus veio para todos, realmente”.

A entrevistada acrescenta que, ao longo dos domingos do Advento, são colocados desafios concretos aos escuteiros, “porque a vivência da fé tem de ser traduzida em ações”.

A 10 de dezembro, o Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, acolhe a cerimónia nacional de partilha da Luz da Paz de Belém.

A temática deste ano é ‘Um sinal de Esperança na Construção da Paz, que se alia à comemoração dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A entrevista a Raquel Kritinas é emitida este domingo, no Programa ECCLESIA, pelas 06h00, na Antena 1 da rádio pública.

HM/OC

Partilhar:
Scroll to Top