Natal: Bispo do Algarve desafia a continuar movimento de «Deus em saída» para a humanidade

D. Manuel Quintas convida a viver alegria missionária

Faro, 20 dez 2014 (Ecclesia) – O bispo do Algarve centrou a sua mensagem de Natal de 2014 ao movimento de “Deus em saída” para a humanidade, afirmando que esta quadra é um convite a “contemplar” e “dar continuidade” a esta dinâmica.

“Cristo, monta a sua tenda entre nós, como meio privilegiado de encontro e de acolhimento na fé e no amor, que permite estabelecer uma nova relação com Deus”, escreve D. Manuel Quintas, num texto divulgado pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

Segundo o prelado, “celebrar o Natal é dar continuidade a este movimento de Deus, presente na resposta permanente da Igreja ao «ide» de Jesus, que engloba todos os cenários e desafios duma «saída» missionária, assumida por cada cristão e cada comunidade”.

Partindo da expressão do Papa Francisco na sua exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A Alegria do Evangelho) – “Igreja em saída” – , o bispo do Algarve sublinha que “a alegria que carateriza esta quadra, só será plena se for missionária” e que esta “deve chegar a todos sem excluir ninguém”.

D. Manuel Quintas destaca, na mensagem intitulada “Natal, um «Deus em saída»”, que “os verbos indicados pelo Papa Francisco, para definir uma Igreja «em saída» – primeirar, envolver-se /abaixar-se, acompanhar, frutificar, festejar – são profundamente natalícios, na medida em que indicam, igualmente, o movimento de um «Deus em saída», que assume, no Deus-Menino, a fragilidade da humanidade”.

A iniciativa de Deus passou por “procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos”.

Em conclusão, o bispo do Algarve sustenta que “o saber festejar é sempre consequência do saber semear”.

FD/OC

Partilhar:
Scroll to Top