Natal: Bispo de Viseu implora «pela paz no mundo», inspirado no «belo quadro do nascimento de Jesus, diante do presépio»

D. António Luciano lembrou «todos aqueles que não têm alegria para celebrar o Natal»

Foto: Agência ECCLESIA/PR

Viseu, 20 dez 2023 (Ecclesia) – O bispo de Viseu pediu, na mensagem de Natal divulgada hoje, “pela paz no mundo”, inspirado no “belo quadro do nascimento de Jesus, diante do presépio” e lembrou “todos aqueles que não têm alegria para celebrar o Natal”.

“Convido os sacerdotes, os diáconos, os religiosos, os consagrados, as famílias, os agentes da pastoral e os jovens a serem profetas da alegria, da esperança, da consolação, da justiça, do amor e da paz para anunciarem ao mundo de hoje, Jesus Cristo, centro e o fundamento das ‘Raízes da Alegria’, que todos somos chamados a ser e a viver. Só Jesus Cristo é a verdadeira fonte e raiz da nossa vida”, pode ler-se em nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. António Luciano desafiou elementos da comunidade a proclamar o “valor inviolável da vida” e ainda a caminhar “’todos juntos’, valorizando a festa do Natal e de Jesus”, através de oito pilares: acolher, dialogar, aproximar, criar, fortalecer, cuidar, integrar e servir.

“O mundo esfacelado em que vivemos, envolvido nas suas dores, gemidos e medos, cresce no ateísmo, na indiferença, na fome, na pobreza, na guerra, nos conflitos e nas injustiças humanas e sociais, que destroem a humanidade e ofuscam o verdadeiro sentido da vida”, lamentou o bispo diocesano, que pediu a Deus que conceda um “Natal de alegria, de esperança e de paz”.

Na mensagem de Natal, D. António Luciano convocou a olhar “todos aqueles que não têm alegria para celebrar o Natal, os perseguidos, os refugiados, os sem abrigo, os migrantes, os que vivem sozinhos, em cenários de guerra, de violência, de opressão e de perseguição até à própria morte”.

“É preciso construir o Natal da Paz e da Esperança! O Natal é sempre a festa da vida e do encontro com Jesus, o Salvador do mundo.  Peço a Jesus, o “Príncipe da Paz”, para conceder a todos o amor, a justiça e a paz!”, apelou.

LJ/PR

Partilhar:
Scroll to Top