Em tempos de crise é preciso mais do que «treinadores de bancada», diz D. Ilídio Leandro
Viseu, 21 dez 2011 (Ecclesia) – O bispo de Viseu pede aos cristãos que “não sejam apenas treinadores de bancada”, mas que apontem também soluções para a resolução da crise que se vive no país.
Numa referência à sua mensagem de Natal, D. Ilídio Leandro disse à Agência ECCLESIA que é “extremamente importante que os cristãos passem da palavra à ação”.
Para o prelado, o cristianismo “não pode ser apenas de prática religiosa, nem apenas de boas intenções”, visto que é urgente a passagem “da doutrina para a concretização” e acrescenta que os cristãos são “pouco práticos” no sentido de se “comprometerem e sujar as mãos”.
Os cristãos são convidados e desafiados “a encarnar na vida e no mundo” a palavra que, “tantas vezes, quase excede a de Deus em bons propósitos e em sonhos e utopias irrealizáveis”, refere o bispo de Viseu.
Ao olhar a “sociedade atual em crise”, D. Ilídio Leandro sublinha que se diagnostica “de forma excessivamente perfeita”, os erros que condenam, “sem qualquer contemplação, e as soluções que, sem dúvida, resolveriam todos os problemas humanos, sociais, culturais e eclesiais”.
Segundo o prelado, as pessoas ficam “nas belas teorias” e apresentam “muitas teses e sentenças”, mas falta-lhes “percorrer o caminho do Natal”.
LFS/OC