Natal: Bispo de Vila Real convida à «inclusão, sem discriminações», como no presépio

D. Amândio José Tomás escreve mensagem em preparação para a celebração do nascimento de Jesus

Vila Real, 25 nov 2016 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real divulgou a sua mensagem para o Advento e Natal 2016, na qual convida a “praticar a inclusão, sem discriminações, muros e rejeições”.

“O Natal congrega, no amor, na fé e na esperança”, escreve D. Amândio José Tomás, destacando que o presépio, com a Sagrada Família, os pastores e os magos, “evoca o gesto amoroso de Deus” que veio, quer viver e “entrar nos corações”.

O prelado assinala que Deus convida a abrir a porta, “a unir, a praticar a inclusão, sem discriminações”, muros e rejeições.

No documento, publicado na página na internet da diocese transmontana, o bispo de Vila Real observa que “ninguém é excluído”, porque Deus chama e quer a salvação dos que “creem e recebem a Palavra de Deus, para serem salvos”.

A mensagem dá como exemplo o encontro de Jesus com Zaqueu, relatado pelos Evangelhos.

“Nos pecadores e afastados, que viviam sem Deus e sem alegria, distanciamento, vergonha e rejeição, agora, há alegria, magnanimidade, fé, empenho, esperança e razão de viver”, acrescentou.

D. Amândio José Tomás adianta que dentro em pouco o Presépio vai ser armado “em casa e na Igreja, evocando a vinda de Jesus” que, hoje, no tempo da Igreja “bate à porta do coração de cada um e quer entrar”.

O bispo de Vila Real assinala que a “fé na encarnação, morte e ressurreição do Filho de Deus e na vinda do Espírito Santo” deve levar também a um “redobrado empenho missionário”.

“Não calarmos o que vimos e ouvimos e a não nos envergonharmos de Jesus Cristo e do Seu Evangelho com constância e fidelidade, todos os reveses, perseguições e contratempos”, desenvolve.

Na mensagem ‘Advento e Natal, para receber em casa o Filho de Deus’, D. Amândio José Tomás apela à consciência da importância da família e de Jesus “que ilumina, alegra e dá sentido à existência humana”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top