D. Anacleto Oliveira destaca que família é «comunidade íntima de vida e de amor»
Viana do Castelo, 21 dez 2016 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo afirma na sua mensagem de Natal que esta celebração é em Portugal uma "festa de família”, sublinhando a importância dos filhos.
“O filho pode ajudar também [os casais] a serem uma só carne, não só através daquilo que é, mas, sobretudo, daquilo que necessita”, disse D. Anacleto Oliveira.
Na mensagem de Natal 2016, divulgada através do YouTube, o prelado afirma que os filhos podem ser exemplo para os pais de que “a vida verdadeira só se recebe, só se obtém, dando e recebendo”.
Na medida em que os pais correspondem às necessidades dos filhos e transmitem o que precisa, o bispo de Viana considera que “estão a juntar esforços e a formar uma só carne” aprendendo do filho o que “é fundamental” para “terem consciência das suas fragilidades e abrirem-se ao dom”.
“Temos o exemplo e força que nos vem do próprio filho de Deus”, observa.
O responsável apresenta a família como “comunidade íntima de vida e de amor”, e destaca que o filho “pode ser elemento fundamental” nessa “intimidade”.
D. Anacleto Oliveira apelo, por isso, aos pais, marido e esposa que aproveitem o tempo de Natal para se aproximarem um do outro: “Para eventualmente se conciliarem se houve problemas, zangas, reencontrarem a força do amor em volta dos filhos pelos quais vivem”.
Na videomensagem de Natal, publicada no sítio online da Diocese de Viana do Castelo, o prelado recorda ainda que na noite de 24 de dezembro tem lugar a celebração solene do nascimento de Jesus, às 23h00, na Sé diocesana.
“É a noite mais longa do ano mas também a noite em que o tempo da luz, do calor, começa a aumentar a partir do Deus-Menino”, assinala D. Anacleto Oliveira.
CB/OC