D. Anacleto Oliveira lembrou importância da misericórdia
Viana do Castelo, 28 dez 2015 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo celebrou a quadra natalícia deste ano com os reclusos do estabelecimento prisional da região e cerca de uma centena de pessoas mais frágeis e isoladas da diocese.
Segundo um comunicado enviado este domingo à Agência ECCLESIA, D. Anacleto Oliveira cumpriu a tradição “dos últimos anos” celebrando a eucaristia na tarde do dia 24 de dezembro na prisão de Viana do Castelo e participando na “Ceia dos Sós” na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no centro da cidade vianense.
Na sua mensagem aos reclusos, o prelado encorajou estas pessoas “recordando que o tempo de Natal, independentemente das circunstâncias, é tempo de esperança”.
D. Anacleto Oliveira “teve ainda oportunidade de cumprimentar individualmente cada um dos reclusos”.
Já na “Ceia dos Sós”, que contou com 97 pessoas inscritas, o responsável católico manifestou também a sua proximidade e afeto, saudando cada pessoa e convivendo com todos à volta da mesma mesa”, adianta a mesma nota.
O bispo de Viana do Castelo terminou o dia celebrando a “Missa do Galo” na Catedral local, com toda a comunidade.
Um momento que o prelado aproveitou para desafiar os presentes a participarem no Ano Santo da Misericórdia que está a decorrer, sublinhando que “o nascimento de Jesus Cristo é uma das maiores expressões da misericórdia de Deus e, simultaneamente, da misericórdia dos homens”.
“É impossível estarmos com Cristo e identificarmo-nos com Cristo sem abrirmos o nosso coração às misérias humanas”, salientou.
JCP