Natal: Bispo de Setúbal sublinha necessidade de superar «materialismo e solidão» da sociedade

D. José Ornelas publica mensagem no início do Advento, que leva à celebração do nascimento de Jesus

Setúbal, 03 dez 2017 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal defendeu a necessidade de fazer do tempo de Advento, que hoje se inicia, um caminho de preparação para o Natal com atenção ao “materialismo e solidão” que afetam a sociedade.

“A esperança faz-nos avaliar, corrigir e avançar, para construir um mundo melhor, para levar luz onde há trevas; reconciliação onde há conflitos; pão onde há fome; justiça onde há opressão; fé onde há, apenas, materialismo e solidão”, refere D. José Ornelas, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

O responsável propõe como formas de viver a preparação para a celebração do nascimento de Jesus a “leitura atenta da Palavra de Deus”, a oração e a “abertura do coração aos que mais precisam de atenção, de ajuda, de esperança”.

A Mensagem assinala o início do novo ano litúrgico, o tempo do Advento, que engloba os quatro domingos anteriores ao Natal.

“Este tempo sublinha a dimensão de caminho e de esperança que carateriza a fé cristã, promovendo uma atitude ativa de compromisso na transformação da própria vida e do mundo à nossa volta”, sublinha o bispo de Setúbal.

“Não nos resignamos nem nos deixamos intimidar pelas maiores dificuldades, pelo sofrimento ou pelos nossos limites e pecados”, acrescenta.

D. José Ornelas propõe uma “visão realista de fé”, que valoriza o lado positivo e reconhecer “os erros, o sofrimento, a pobreza, a injustiça, a guerra, a desumanização”.

“É tempo de abrir o nosso coração a Deus que abre os olhos do nosso coração para além daquilo que vemos, sabemos e podemos. É tempo de ter esperança! É tempo de ser esperança!”, escreve.

O bispo de Setúbal propõe como figura inspiradora São João Batista, “o profeta do advento”.

“É tempo de sair de si próprio, de abrir os olhos aos que nos cercam, de estender a mão a quem está caído, para construir um mundo mais justo, mais solidário e mais humano”, sustenta.

D. José Ornelas conclui a mensagem com uma referência a três jovens seminaristas que se preparam para o sacerdócio, anunciando que a 3 de dezembro, na igreja da Torre da Marinha, dois membros da Comunidade da Aliança da Misericórdia; no dia 8 de dezembro, na Sé de Setúbal, será ordenado um diácono.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR