Natal: Bispo de Coimbra lembra vítimas da crise

Coimbra, 14 dez 2013 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra lembrou na sua mensagem para o próximo Natal as pessoas que são afetadas pela atual crise económico, pedindo atitudes solidárias e de “proximidade”.

“Este ano, e mais uma vez, o Natal volta a ser celebrado em circunstâncias muito particulares de dificuldades vividas pelas famílias, pelos cidadãos portugueses e do mundo inteiro”, admite D. Virgílio Antunes, numa mensagem divulgada através do ‘Coimbra Canal’, no YouTube.

O prelado sublinha que esta proximidade e solidariedade, “não só no Natal, mas pelo menos no Natal”, pode ajudar a minorar as dificuldades sentidas por muitas pessoas.

“Nós, enquanto Igreja, Povo de Deus, queremos ter uma palavra de muito carinho, de muita proximidade, de muita amizade para com todos, mas de um modo muito especial para com aqueles que sofrem os efeitos desta grande crise que estamos a viver”, assinala.

O bispo de Coimbra pede aos “responsáveis pela política, pela economia, pelas finanças, pelo trabalho”, que tenham em conta “todos os seres humanos, todos os filhos de Deus, de um modo particular os mais frágeis”.

“Não podemos resolver todos os problemas uns dos outros, mas sabemos que podemos pelo menos atenuá-los”, prossegue.

A mensagem evoca valores “perenes” que são esquecidos, o que leva a negar aos seres humanos a sua “condição de pessoas”.

D. Virgílio Antunes deixa votos de que toda a família humana possa “sentir mais forte o calor da unidade, o calor da fraternidade e o calor da comunhão” no Natal.

“É um trabalho muito exigente que há de brotar de sentimentos muito profundos que em primeiro lugar, do ponto de vista da fé cristã, nascem do encontro com Cristo”, precisa.

O prelado apresenta a celebração natalícia como um “grande momento de encontro das famílias entre si e com Jesus Cristo”.

“O Natal é sempre um acontecimento da fé, porque acreditamos que o Filho de Deus veio ao mundo, nasceu, fez-se homem, porque Deus não quis ficar sozinhos mas quis estar próximo de nós”, sublinha.

A mensagem conclui-se com votos de “um feliz e Santo Natal” de 2013.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top