D. João Marcos afirma que nas festas do Natal 2021 «bate à porta e pede que O deixemos entrar»
Beja, 22 dez 2021 (Ecclesia) – O bispo de Beja afirma que sem Jesus “não há Natal”, “o amor não tem lugar” e convida a acolhê-lo “nos pobres, nos estrangeiros” e “naqueles que a sociedade despreza”, na mensagem de Natal.
“Escutemo-l’O na Palavra do Evangelho que a Igreja nos prega. Acolhamo-l’O nos pobres que vivem ao nosso lado, nos estrangeiros que vieram trabalhar para o meio de nós. Vejamo-l’O naqueles que a sociedade despreza”, escreve D. João Marcos.
Na mensagem de Natal enviada à Agência ECCLESIA, o bispo de Beja convida a procurar Jesus na manjedoura de Belém, “na Casa do Pão onde tantas vezes está só, abandonado”, e a ir à Igreja.
“Na manjedoura encontrareis o Menino recém-nascido, tendo envolvida em panos a sua débil carne, porque o Verbo, a Palavra, se fez carne para habitar no meio de nós. Para vermos a Sua glória, precisamos de ir a Belém, precisamos de entrar na Igreja, precisamos de ser Igreja”, explica.
D. João Marcos assinala que Deus fez-se Homem para que os homens se tornem “participantes da sua natureza divina”, uma divina riqueza que é oferecida na gruta de Belém, “na pobreza do presépio, nas tábuas daquela manjedoura”.
O bispo de Beja começa a sua mensagem a explicar que se aproxima a Solenidade e o tempo do Natal do Senhor, “a festa mais característica dos cristãos”, mas que não é a maior nem a mais importante, que é a Solenidade da Páscoa.
“Na Sua Morte e Ressurreição, Jesus Cristo realizou a Nova Páscoa destinada não apenas a um povo, mas oferecida a todos os povos, a todas as nações, a todos os homens e mulheres que vivem, viveram e viverão neste mundo”, refere D. João Marcos.
CB