D. António Moiteiro dirige-se em especial às famílias cristãs
Aveiro, 17 dez 2014 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro destaca, na sua mensagem para este Natal, a importância da sociedade rever “a sua escala de valores” no sentido de acolher com “o melhor que tem” esta quadra e tudo o que ela representa.
No texto, enviado hoje à Agência ECCLESIA, D. António Moiteiro deixa um desafio às comunidades, para que à imagem da forma simples e solícita com que Jesus veio e esteve no mundo, cresçam na “humildade”, no “acolhimento de Deus” e no “amor generoso e gratuito aos outros”.
Dirige-se depois de forma especial às famílias cristãs, para que inspiradas no “modelo da família de Nazaré”, pais e mães compreendam o valor do “amor” e a beleza de uma vida “aberta” ao outro, em espirito de “reciprocidade”.
“Só partilhando o Natal alguém pode viver a sério o seu Natal”, realça D. António Moiteiro, que realça a necessidade dos cristãos se empenharem na promoção da solidariedade e da justiça.
Para que “ninguém sem lar, sem pão ou sem trabalho, sem horizontes de vida”, fique entregue a si próprio.
Falando ainda às famílias cristãs, o bispo de Aveiro recorda que, “como verdadeiras Igrejas domésticas”, elas devem ser “as primeiras e principais educadoras dos seus filhos”, quer em termos sociais quer “na fé e na prática da vida cristã”.
“Apesar das dificuldades que se deparam hoje à família cristã (…) ela não pode renunciar à sua missão de educar na fé os seus membros e ser modelo para as gerações mais jovens”, conclui o prelado.
JCP