Natal: Bispo de Angra incentiva a «palavras e sentimentos novos»

D. Armando Esteves Domingues gravou a mensagem «junto a uma cascata», e faz «memória do batismo, verdadeiro Natal»

Foto: Igreja Açores (arquivo, dezembro 2024)

Angra do Heroísmo, Açores, 19 dez 2025 (Ecclesia) – O bispo de Angra afirma que “hoje mais do que nunca”, são necessárias “palavras e sentimentos novos”, na mensagem de Natal onde lembra as famílias, os “casais jovens e com filhos”, os “pobres”, e quem está em “sofrimento”.

“Lembro os que não passam esta quadra festiva em família: os profissionais de serviços que não podem parar, os párocos colocados longe das famílias, os estrangeiros, os migrantes, as famílias monoparentais, os sem-abrigo, os doentes, idosos e todos os que se sentem sós”, escreve D. Armando Esteves Domingues, que deseja “muita alegria e paz para todos e suas famílias”, na mensagem de Natal.

No documento, enviado hoje à Agência ECCLESIA, pelo Serviço Diocesano para a Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja, o bispo de Angra pede “a Deus Menino” que conforte os que estão em sofrimento, lembra as pessoas que “perderam uma pessoa querida”, os que se “sentem descartados, abandonado, “traídos”, e aqueles que “não encontram um lugar com condições dignas para viver”.

“Hoje, mais do que nunca, precisamos de palavras e sentimentos novos: amor, perdão, amizade, solidariedade, respeito, ternura… Palavras que constroem, que curam, que unem. Digamo-las uns aos outros com verdade veremos o resultado.”

O bispo de Angra dirige “uma palavra especial aos casais jovens e com filhos”, que afirma são “preciosos para a Igreja e para a sociedade”, destaca a “alegria, sonhos e até desafios”, e encoraja toda a comunidade cristã “a acolher com carinho e respeito os casais novos”, e a coloca-los “no centro da atenção pastoral”.

D. Armando Esteves Domingues lembra também “os mais pobres” neste Natal, “aqueles de quem Jesus sempre cuidou” e que não podem ser esquecidos: “Oxalá que a vida, sobretudo a dos mais vulneráveis, seja sempre prioridade”.

“No Natal de Jesus começou a maior história de amor: Ele nasce para eu renascer, Ele cresce para me fazer crescer, vive para me fazer viver, ama-me para me fazer amar. Ele vem por causa de mim, de nós, de todos. Santas Festas e feliz Ano Novo.”

A mensagem de Natal do bispo de Angra vai ser transmitida na RTP Açores, no dia 25 de dezembro, após o telejornal regional, depois das 20h30 locais (mais uma hora em Lisboa), informa o sítio online ‘Igreja Açores’.

A Diocese de Angra destaca que D. Armando Esteves Domingues tem procurado para gravar a sua mensagem de Natal “sempre sintonizada com a prioridade” diocesana, e em lugares emblemáticos das ilhas do Arquipélago dos Açores; no primeiro ano, em 2023, gravou na Gruta do Natal, pelos 800 anos do presépio de Greccio – São Francisco de Assis, e, em 2024, na Cadeia de Angra do Heroísmo.

O bispo de Angra explica, na Mensagem de Natal 2025, que está no “coração da natureza, junto a uma cascata de água”, para “fazer memória do batismo, esse verdadeiro Natal”: “Onde nascemos para a vida de Deus em nós e entrámos no seio da Igreja, nossa mãe”.

“Faço votos que todos vós, caros amigos e amigas das 9 ilhas dos Açores e espalhados pelo mundo, possais cantar e celebrar a beleza da vida e do amor com o encanto de uma criança.”

CB/OC

Angra: Bispo defendeu a «dignidade inviolável da pessoa», em festa de Natal na cadeia

Igreja/Sociedade: Pastoral Social de Angra lamenta «injustiça, atropelos aos direitos humanos, as desavenças», na mensagem de Natal

Angra/Catequese: Campanha do Advento e de Natal quer que nascimento de Jesus «contagie outros»

Partilhar:
Scroll to Top