Natal: Bispo de Angra diz que crise exige «comportamentos diferentes»

Mensagem de D. António Sousa Braga apela a estilo de vida mais sóbrio e solidário

Lisboa, 21 dez 2011 (Ecclesia) – O bispo de Angra, Açores, desafia os católicos a assumirem “outras atitudes e comportamentos diferentes” perante uma crise que deve interpelar todos “no sentido de uma maior sobriedade de vida”.

“Estamos a viver uma ‘mudança de época’”, escreve D. António Sousa Braga na sua mensagem de Natal, publicada pela página da diocese na Internet.

Para este responsável, “não se trata de ‘empobrecer’, mas de saber partilhar, adotando um estilo de vida mais sóbrio e solidário”.

“A causa remota da ‘crise’ está na ganância, na lógica do lucro pelo lucro. Só se poderá vencer, se prevalecer a lógica do dom e da gratuidade”, assinala.

A mensagem do prelado açoriano questiona sobre “como celebrar o Natal, numa situação difícil”, afirmando que “mais do que nunca faz sentido e é preciso celebrar e viver o espírito do Natal de Jesus”.

“Sem dúvida com uma maior autenticidade, abrindo caminho à esperança e à coerência de vida”, acrescenta o documento.

O Bispo de Angra refere que “o mistério do Natal” se refere à “Encarnação de Deus na realidade da vida humana, para a transformar por dentro, para que se torne Reino de Deus”.

“Há futuro para a humanidade. Mas temos de mudar de vida”, alerta.

Para D. António Sousa Braga, “o mundo é o que é”, mas “pode ser melhor”, “tem de ser melhor”.

“É Natal! Uma luz começou a brilhar nas trevas”, conclui.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR