Natal: Bispo de Angra apela a uma sociedade com «novo paradigma»

D. António de Sousa Braga alerta que «falta de confiança» é um dos problemas da crise

Angra do Heroísmo, 23 dez 2014 (Ecclesia) ? D. António Braga, bispo de Angra, afirma na mensagem de Natal que a “mudança de época? é um ?tempo favorável? para uma sociedade diferente, mais justa e fraterna, que ?exige um novo paradigma? menos individual e mais coletivo.

?Não estamos no fim do mundo ou do cristianismo. Estamos sim, numa ?mudança de época?, que exige um ?novo paradigma?, um novo estilo de vida?, escreve D. António de Sousa Braga.

Na mensagem de Natal, o prelado diz que o contexto atual é uma oportunidade para um ?salto de qualidade para uma sociedade diferente, mais justa e fraterna?.

Esta mudança ?qualitativa? que pode surgir na vida em sociedade, nas estruturas e instituições, tem de começar pela mudança pessoal: ?Uma vida menos individualista e mais comunitária, menos materialista e mais espiritual?.

Para D. António de Sousa Braga ?nada se consegue, de um momento para o outro? e é preciso dar tempo para que as situações ?nasçam, amadureçam e se consolidem? e recorda o Papa Francisco que encorajou ao desencadear os ?processos?, que, paulatinamente, levem a atingir os objetivos.

O bispo de Angra considera que ?urge? readquirir confiança na própria pessoa, nos outros nas instituições e na vida em sociedade porque um dos problemas da ?atual crise? é a ?falta de confiança?.

D. António Braga assinala também que celebrar o Natal é ?reavivar? a esperança no Reino de Deus que Jesus veio ?instaurar?: ?É voltar às ?raízes?, para se comprometer no presente e abrir o caminho do futuro?.

?O Natal faz-nos voltar às nossas raízes, que são claramente de matriz cristã: levam-nos a acreditar no futuro da humanidade, apesar da grave crise que atravessamos, a nível mundial, europeu e nacional?, acrescenta no documento.

O sítio online Igreja Açores informa também que a mensagem de Natal do bispo diocesano é transmitida na RTP Açores, no dia 25 de dezembro, depois do telejornal.

CB

Partilhar:
Scroll to Top