Padre Carlos Cabecinhas presidiu à missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade, e lembrou, de forma particular, as famílias.
Fátima, 27 Dez 2021 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima disse, este domingo, na homilia da missa dominical, que a família é um “refúgio seguro” nas “tempestades da vida”.
“A família, lugar onde Deus se faz visível, é chamada a ser o lugar do perdão dado e recebido; a ser o refúgio seguro nas tempestades da vida”, afirmou o Pe. Carlos Cabecinhas.
Na celebração da Festa da Sagrada Família, na Basílica da Santíssima Trindade, o reitor do santuário realçou que os cristãos são convidados “a contemplar a família do presépio, a sagrada Família – de Jesus, Maria e José” e a olharem a “própria realidade familiar à luz desta Sagrada Família”.
O Evangelho deste dia apresenta um dos momentos dramáticos da vida familiar de Jesus, Maria e José, retratando o desencontro entre Jesus e os seus pais, por ocasião da peregrinação a Jerusalém, quando ele tinha 12 anos.
Assim, “a vontade de Deus é a prioridade fundamental, que ultrapassa qualquer outra exigência, no entanto, Jesus não desvaloriza a realidade familiar e a importância dos laços familiares, significa que olha essa realidade a partir de Deus, num momento de entusiasmo de quem procura fazer o seu discernimento vocacional”, considera o reitor do Santuário de Fátima.
A família “é a primeira escola de vida cristã”, é nela que se faz a “experiência da filiação divina” e se aprende “a cultivar a relação única com Deus, à imagem de Jesus”.
A família é, também, “o lugar do discernimento vocacional e os pais sabem que os filhos não lhes pertencem”, contudo, “é sempre difícil deixar esse espaço de liberdade para a descoberta da própria vocação”, disse o Padre Carlos Cabecinhas.
Neste contexto festivo do Natal, em que a família assume uma “especial importância”, mesmo para aqueles que “não partilham a fé cristã, a Palavra de Deus sublinha o quanto esta realidade é querida por Deus e por Ele abençoada”.
“Igreja doméstica, mas também lugar da plena realização humana”, concluiu, pedindo a todos os peregrinos presentes uma oração particular por todas as famílias, nomeadamente as que estão a viver momentos de crise, pelos que estão sós, sem família que os acolha.
O Santuário de Fátima convidou ainda a renovar a promessa de amor familiar, com a distribuição de uma pagela com a respetiva oração, as famílias foram convidadas a rezar pela união, e pelo amor.
Em todas as missas das três solenidades (Natal, Santa Maria Mãe de Deus e Epifania) e na Festa da Sagrada Família, a recolha de ofertas, durante a veneração do Menino Jesus, serão destinadas à Obra Social das Criaditas dos Pobres.
Em todas as celebrações deve ser preservado o distanciamento físico, bem como o uso da máscara e a desinfeção das mãos.
LFS