Não são só os padres que têm de evangelizar

Formação teológica para leigos é aposta da diocese de Évora para este ano pastoral

A criação de pólos de formação da fé, para pessoas que colaboram com as paróquias, serviços e ministérios diocesanos, é a principal novidade do plano pastoral 2010-2011 da Diocese de Évora.

Este foi mesmo o tema em destaque na Assembleia Diocesana de Évora, que se realizou no dia 5 de Outubro.

De acordo com o cónego Eduardo Pereira da Silva, “o objectivo é que os leigos tenham uma fé mais viva e aprofundada, para que possam também eles ser transmissores de fé e da evangelização”.

O Vigário-geral eborense explica que “a formação ainda está muito na base dos padres e o que se pretende é que os leigos também a façam, porque eles também têm como missão formar e testemunhar”.

Os pólos de formação teológica para leigos vão funcionar em 6 localidades da diocese, sob a orientação do Instituto Superior de Teologia de Évora, e em sintonia com a linha estabelecida pelo arcebispo D. José Alves, quando publicou a Instrução Pastoral intitulada «Formação da Fé».

“Desde os anos 80 que o Instituto de Teologia tem vindo a fazer cursos livres, de Cultura Teológica, que se estendia pelas diversas vigararias” explica o cónego Eduardo Pereira da Silva, sublinhando que “estes procuram ser um pouco mais exigentes, para que as pessoas fiquem com um conhecimento da fé que lhes permita transmitir a Palavra de Deus aos outros”.

“No fundo, é responder a esta preocupação que a Igreja manifestou, de encontrar o seu rosto missionário” realça o cabido.

Para além desta aposta, ficou claro na Assembleia que a diocese de Évora vai continuar a desenvolver os grupos de formação existentes nas suas diversas paróquias, para a escuta e aprofundamento da Bíblia – uma iniciativa que, actualmente, congrega um total de 5 mil pessoas.

“Quem desconhece a Palavra de Deus, desconhece Jesus Cristo”, defende o cónego Eduardo Pereira da Silva, revelando que a diocese propôs a cada grupo um guião com 16 temas para trabalhar ao longo do ano.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top