A arquidiocese japonesa de Nagasaki realizará uma peregrinação a Itália e a Espanha para recordar os 65 anos dos ataques atómicos que destruíram a cidade. A jornada, que decorrerá entre 20 de Abril e 1 de Maio de 2010, inclui uma audiência com o Papa Bento XVI.
“O nosso objectivo é renovar a mensagem de paz e criar um mundo pacífico”, disse o arcebispo de Nagasaki, D. Joseph Takami.
Segundo o prelado, haverá muitos “hibakusha” (termo japonês utilizado para designar as vítimas de bombas atómicas) entre os 50 a 60 fiéis que participarão na viagem.
Os peregrinos levarão ao Vaticano a cabeça da imagem de Nossa Senhora da igreja de Uragami, única parte da escultura que não foi destruída no bombardeamento.
Os dois ataques nucleares dos Estados Unidos ao Japão, ocorridos em 1945, mataram cem mil pessoas em Hiroshima e 74 mil, em Nagasaki. Segundo dados do Ministério da Saúde nipónico, há actualmente cerca de 275 mil vítimas das explosões.
Antes de chegar a Itália, os peregrinos visitarão Guernica, na Espanha, onde participarão na missa em homenagem às vítimas do bombardeamento de 1937.
Com Rádio Vaticano