
Lisboa, 01 abr 2025 (Ecclesia) – A Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano lançou a campanha de solidariedade ‘Pelos Jovens de Mandalay: um Futuro para Myanmar’, para apoiar a reconstrução a Comunidade de Dom Bosco “gravemente afetada pelo recente sismo”.
“A catástrofe natural comprometeu infraestruturas essenciais, colocando, em risco, o bem-estar e, consequentemente, o futuro dos cerca de 50 jovens acolhidos naquele espaço”, explicam os Salesianos de Portugal, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O terramoto da última sexta-feira, com intensidade de 7,7 na escala de Richter, provocou mais de 2 mil mortes, cerca de 4 mil feridos e centenas de desaparecidos, além de elevados danos materiais.
Os Salesianos de Portugal informam que a campanha de solidariedade ‘Pelos Jovens de Mandalay: um Futuro para Myanmar’ pretende apoiar a reconstrução da Comunidade de Dom Bosco em Mandalay (Myanmar), “gravemente afetada pelo recente sismo”.
O objetivo desta angariação de fundos, um “pedido urgente” dos Salesianos de Mandalay, é reconstruir as infraestruturas afetadas pelo terramoto, incluindo os dormitórios, o refeitório, a capela e as salas de aula.
“Garantir condições seguras e dignas para os jovens e para a comunidade salesiana; apoiar as atividades educativas, essenciais para a formação e para o desenvolvimento dos jovens”, acrescentam.
A ‘Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano’ informa que os donativos podem ser feitos, diretamente, na página oficial da campanha solidária ‘Pelos Jovens de Mandalay: um Futuro para Myanmar’.
“Apoiar esta campanha é mais do que um gesto de solidariedade – é um compromisso com o futuro destes jovens. Com a contribuição de todos, o espírito de Dom Bosco continuará vivo em Mandalay, proporcionando oportunidades reais para os jovens mais necessitados.”
Em declarações ao portal de notícias do Vaticano, o arcebispo de Rangum e presidente da Conferência Episcopal de Myanmar, cardeal Charles Maung Bo, pediu “apoio humanitário urgente”, com “acesso sem restrições às populações afetadas e um cessar-fogo por todos os grupos hostis”.
O responsável católico admite que a distribuição de ajuda, devido à violência, “pode ser dificultada pela agitação de grupos armados”.
A ‘Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano’ é a plataforma de recolha de fundos da Fundação Salesianos para projetos e ações que visam criar respostas sociais para as crianças e jovens vulneráveis e suas famílias, em Portugal e no resto do mundo.
Os Salesianos de Portugal informam ainda, sobre a ‘Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano’, que todos os donativos “são utilizados, integralmente, nos projetos e fins para que foram recolhidos e beneficiam, efetivamente, as crianças e jovens a que se destinam”; a Fundação Salesianos assume todos os custos de gestão com recursos humanos, materiais e operacionais.
CB