Prefeito da Casa Pontifícia realça o empenho da Igreja Católica em «investir na cultura» como meio de «evangelização»
Cidade do Vaticano, 29 set 2015 (Ecclesia) – O Vaticano apresentou hoje o disco “Cantate Domino”, uma obra musical da autoria do coro pessoal do Papa e a primeira gravação comercial a ser registada na Capela Sistina.
Numa conferência de imprensa promovida esta manhã pela Santa Sé, o prefeito da Casa Pontifícia destacou o caráter “inédito” deste projeto, feito em parceria com a editora Deutsche Grammophon, “líder no setor discográfico”.
D. Georg Gänswein enalteceu um trabalho que deve ser visto “não como um ponto de chegada” mas como “consequência da vontade de responder sempre melhor ao mandato” que move a Capela Musical Pontifícia, “servir o Ministério Petrino e evangelizar através da música”.
“A música e a arte são fundamentais para o cristianismo, não só porque tocam o ponto mais profundo do homem mas também porque ajudam na liturgia a exprimir o âmago da experiência cristã, que é a Incarnação. Portanto a Igreja continua a investir na cultura e na música”, salientou.
“Preparado através de uma autorização especial do Vaticano”, o CD “Cantate Domino” contem 16 faixas cantadas em latim, baseadas em obras da autoria de compositores clássicos como Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594), Orlando Di Lasso (1532-1594) e Gregorio Allegri (1582-1652).
É interpretado pela Capela Musical Pontifícia, mais conhecido por “Sistina”, o coro pessoal do Papa, atualmente dirigido pelo padre Massimo Palomnella e composto por 20 adultos e 30 adolescentes.
Além destes elementos, o projeto contou ainda com a participação da cantora de ópera Cecilia Bartoli e do maestro de coros Roberto Gabbiani.
Ao longo de quase uma hora de música, os ouvintes são levados a percorrer o ano litúrgico da Igreja Católica, desde o Advento à Páscoa, com destaque para a faixa 7, que apresenta “a primeira gravação mundial” do tema “Miserere” de Gregorio Allegri, “segundo o Códice Sistino de 1661”.
A Capela Musical Pontifícia acompanha as principais celebrações litúrgicas do Papa ao mesmo tempo que se empenha em eventos musicais ligados à evangelização e ao diálogo inter-religioso através da música.
Recentemente participou, em parceria com a Rádio Vaticano, na gravação do hino oficial do Jubileu da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco e intitulado “Misericordes sicut Pater”.
JCP