Música: Seminaristas da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro gravaram álbum de Natal

Manuel Vaz Guedes refere que objetivo do trabalho foi transmitir «paz» e «alegria» deste tempo

Lisboa, 06 jan 2022 (Ecclesia) – Os seminaristas do Seminário Europeu da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro (FSSP), na Alemanha, gravaram o álbum de Natal ‘Sancta Nox: Christmas Matins from Bavaria’, com 17 músicas em canto gregoriano e polifonia, na Abadia de São Magnus.

“Estas peças como é o mistério de Natal que estamos a rezar são em geral muito profundas, o mistério é muito profundo, Deus que se faz homem, mas também porque esta questão da infância espiritual que está nestas peças, são em geral alegres”, disse hoje Manuel Vaz Guedes, um dos nove seminaristas que participou na gravação, em declarações à Agência ECCLESIA.

O seminarista português do Seminário São Pedro de Wigratzbad (Seminário Europeu da FSSP), na Alemanha, assinala que estes “são temas muito alegres e pacíficos”.

Manuel Vaz Guedes acrescentou que neste álbum de Natal tentarem “transmitir a paz, do mistério de Natal”, que a própria liturgia exprime, e “a alegria” desta época.

“Quando estávamos a gravar, dentro da igreja, estávamos mesmo a tentar rezar. O facto de a música ser rezada é uma forma até mais perfeita de rezar a Deus”, assinalou.

‘Sancta Nox: Christmas Matins from Bavaria’ foi gravado por nove seminaristas, de seis nacionalidade,s na Abadia alemã de São Magnus, do século XII.

Manuel Vaz Guedes explica que o CD tem canções “sobretudo do Renascimento, mas também do período romântico, algumas do século XIX e XX”.

Foi lançado a 28 de setembro e, desde essa data até ao Natal, liderou praticamente durante vários dias a tabela de álbuns clássicos tradicionais da Billboard.

O seminário tem uma ‘schola cantorum’ e os seminaristas estão “habituados a cantar todos os dias, sobretudo o gregoriano”.

O álbum de Natal surgiu de uma proposta da editora norte-americana ‘De Montfort Music’ e os participantes cantaram “as matinas, a primeira hora do ofício do rito antigo”.

“Porque as rezamos, queríamos que este projeto fosse não só músicas de Natal mas que fosse um projeto que mostrasse a maneira como rezamos e preparamos o mistério do Natal. Não fosse só canto mas também uma oração de certa maneira”, desenvolveu Manuel Vaz Guedes, que vive no seminário europeu há quatro anos.

A Fraternidade Sacerdotal de São Pedro é uma sociedade de vida apostólica de direito pontifício, com o carisma de celebrar a liturgia romana tradicional.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top