Música: Sé de Aveiro lotou para ver e ouvir novo órgão

D. António Francisco dos Santos destaca «mais-valia para louvar a Deus» e «potenciar a música sacra e litúrgica»

Aveiro, 13 jul 2013 (Ecclesia) – Mais de 600 pessoas presenciaram a celebração de bênção e o concerto inaugural do organista austríaco, ElmoCosentini, no novo órgão de tubos da igreja paroquial de Nossa Senhora da Glória, Sé de Aveiro. 

O bispo da diocese, D. António Francisco, presidiu à celebração da bênção e, segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, destacou a importância do novo instrumento como uma mais-valia para louvar a Deus mas também para potenciar a música sacra e litúrgica na comunidade cristã paroquial e diocesana. 

“Continuar a fazer coisas belas” usando o órgão como “instrumento para a liturgia e para a cultura” foi o desejo expresso pelo padre Fausto Oliveira, pároco da Sé. 

Também o mestre organeiro, Budávari Attila, salientou o orgulho da empresa húngara por ter construído um belíssimo instrumento que dignifica a liturgia. 

A apresentação contou com obras de Dupré, Saint-Saëns, Nicolas DeGrigny, Schumann, Mozart e Bach e uma improvisação a partir da melodia do salmo responsorial cantado durante a celebração. 

LS 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top