Música sacra: Santiago do Cacém acolheu estreia nacional de composição dedicada aos peregrinos de Compostela

Iniciativa inseriu-se na 9.ª edição do Festival «Terras Sem Sombra» que está a ser promovido pela Diocese de Beja

Beja, 23 abr 2013 (Ecclesia) – O segundo concerto do festival de música sacra “Terras Sem Sombra”, que está a ser promovido pela Diocese de Beja, marcou a estreia nacional de uma composição medieval dedicada aos peregrinos de Santiago de Compostela.

Segundo uma nota da organização do certame, enviada hoje à Agência ECCLESIA, “a Missa Sancti Jacobi ou Missa de Santiago”, da autoria do compositor Guillaume Dufay (1397-1474) foi apresentada no sábado a 800 pessoas na igreja Matriz de Santiago do Cacém, “tradicional ponto de passagem dos peregrinos de Compostela”.

José António Falcão, diretor geral do festival, destacou o “grande protagonismo” que o Caminho de Santiago “tem vindo a assumir um pouco por todo o Alentejo”.

“Todos os anos, milhares de peregrinos cruzam a igreja gótica de Santiago do Cacém”, a caminho da Galiza, salientou o diretor do Departamento do Património da Diocese de Beja.

O diretor artístico do “Terras Sem Sombra”, Paolo Pinamonti, classificou o concerto como mais um “passo de relevo para a internacionalização do festival” e para a afirmação “europeia” da região alentejana, através da valorização do “Caminho Compostelano”, considerada “a primeira rota cultural” do Velho Continente.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top