Música: Frei Hermano da Câmara assinala 50 anos de carreira

Lisboa, 16 dez 2011 (Ecclesia) – Frei Hermano da Câmara assinala hoje os 50 anos de carreira com um concerto agendado para as 21h30, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

O fundador da comunidade Apóstolos de Santa Maria, atualmente com 77 anos, surgiu na cena musical portuguesa no programa “Nova Onda”, da Emissora Nacional, e posteriormente no programa “Lisboa à noite”, da RTP, recorda o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

“Sunset and sentimental” assinala a sua estreia discográfica, em 1959, ano em que grava um fado de Alfredo Marceneiro, “Colchetes de oiro”.

Aos 27 anos decidiu professar votos religiosos no mosteiro de São Bento deSingeverga, no Minho, tornando-se monge beneditino.

Frei Hermano da Câmara gravou “Fado da despedida”, que se tornou um êxito, e manteve presença regular nos palcos e nos estúdios discográficos; colaborou com o Quarteto 1111 e José Cid, e em 1978 editou o álbum “O Nazareno”, que vendeu cerca de 120 mil exemplares.

O monge-músico continuou a editar, inspirando-se em temas religiosos como o caso de “Deus é música” (1980) ou “Totus Tuus” (1982), uma serenata à Virgem Maria que teve como ponto de partida a tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, no Santuário de Fátima.

Em abril de 1986 esgotou o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, durante cinco dias sucessivos e em 1992 apresentou “O Nazareno” nos coliseus de Lisboa e Porto com a soprano Teresa Couto e o tenor João Costa Campos, entre outros artistas.

As receitas do espetáculo desta noite, organizado pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, revertem em favor dos cristãos no Iraque.

SNPC/RTP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top