Música: Festival Jota é «experiência enriquecedora» de fé e convívio

Padre Jorge Castela lidera banda que há sete anos deu origem ao certame

Lisboa, 15 jul 2014 (Ecclesia) – O diretor artístico do Festival Jota acredita que o certame de música de inspiração cristã ganhou ao longo dos anos um papel importante junto dos jovens, em termos de crescimento humano e de fé.

Em entrevista concedida à Agência ECCLESIA, a poucos dias da abertura da sétima edição do projeto em Viseu, o padre Jorge Castela destaca uma “experiência enriquecedora”, que tem permitido aos mais novos alargarem horizontes “em termos de fé, de vivências” e “mesmo em termos afetivos”.

O “feedback” do público tem sido “extraordinário” e as bandas estrangeiras que têm composto o cartaz falam num evento sem paralelo em outros países, como “Espanha, Itália ou Inglaterra”.

Lançado em 2007 na Diocese da Guarda, pela ação dos membros da “Banda Jota”, o festival tem como principal preocupação a evangelização dos jovens através da música.

O padre Jorge Castela, que integra o grupo que deu nome ao certame, recorda que ninguém naquela época sabia “o que é que a música de inspiração cristã precisava e o que podia dar”.

Apenas havia a convicção de que os mais novos “necessitavam” de um espaço assim, em que pudessem exprimir e reforçar a fé através desta conjugação de sons, de letras e de convívio.

E o percurso da Banda Jota, com 11 anos de história e quatro álbuns lançados, confirma esta ideia.

De acordo com o sacerdote, além do grupo ter criado o seu “estilo” e uma “personalidade” própria, a mensagem cristã “agora está mais clara”, no coração de cada um.

“Uns com uma fé mais profunda, outros com menos, estamos todos com autenticidade”, frisa o padre Jorge Castela, em declarações que podem ser ouvidas hoje no Programa ECCLESIA (RTP2, 15h30)

A 7.ª edição do Festival Jota vai decorrer entre 25 e 27 de julho na Paróquia de Carvalhais, em São Pedro do Sul.

O programa do evento, disponível no site festivaljota.com, é composto por duas dezenas de concertos e ainda sessões de cinema, workshops e diversas atividades lúdicas.

As inscrições do público para o certame podem ser feitas até ao final desta terça-feira.

HM/JCP 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top