Música e evangelização em Paredes de Coura

A 4ª edição do Festival Jota realiza-se, este ano, em parceria com o Festival Paredes de Coura.

A iniciativa, agendada para os dias 23 a 25 de Julho, promete elevar o certame a um nível internacional. Na última quarta-feira, dia 16, o Festival foi apresentado em conferência de imprensa no local onde irá decorrer, na praia fluvial do Taboão.

A organização deste evento, que promove a música de inspiração cristã, é da responsabilidade da Associação Diocesana da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, em conjunto com o Departamento da Guarda, da Câmara Municipal de Paredes de Coura e da empresa Ritmos.

Em declarações à Ecclesia, o Pe. Jorge Castela, Director do Secretariado de Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda e responsável pela Direcção Artística do Festival Jota, realçou o facto de “a ideia este ano é tentar ir mais longe, ao trazer participantes da vizinha Espanha”, fomentando assim uma união entre os dois países, ao nível da acção cristã.

De facto, do programa de bandas convidadas para este ano fazem parte grupos espanhóis, como “La Voz del Desierto” ou “Brotes de Olivo” e também participantes italianos, como o Padre Raffaele Giacopuzzi e outro elemento que, de acordo com o Pe. Castela, “será uma surpresa”.O ecumenismo também é imagem de marca da edição deste ano. “Voz de Jubilo” e “Coração Profético” são bandas evangélicas que compõem o cartaz.

Para além da música, o Festival Jota terá uma forte componente formativa, como destacou o director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Pe. Pablo Lima. O responsável realçou o dia de sábado, em que se realizará a iniciativa “O amor humano na visão cristã”. De acordo com o Pe. Pablo Lima, “nela irão participar os jovens portugueses que estiveram no Fórum Internacional de Jovens em Roma, que tinha o tema do amor humano e sexualidade, e estes jovens vão partilhar as conclusões desse fórum”. Também existirão momentos de oração, com realce particular para a missa de domingo, dia 25, que será presidida pelo Bispo da Diocese de Viana do Castelo.

O Festival Jota 2010 tem a particularidade de se realizar em parceria com o Festival de Paredes de Coura, algo que acontece “devido às questões de aproveitamento de espaços e de logística”, conforme adiantou à Ecclesia o responsável pela Pastoral Juvenil de Viana do Castelo, Pe. Domingos Meira. Os festivais têm uma diferença de três dias, já que Paredes de Coura arranca a 28 de Julho, o que torna lógica a partilha dos espaços de campismo, os palcos, toda a logística que suporta os eventos.

Quem estiver inscrito para o Festival Jota terá um desconto de 20 euros para o Festival Paredes de Coura (custará 50 euros). As inscrições terminam dia 10 de Julho e podem ser feitas através do site http://www.festivaljota.com/.

Partilhar:
Scroll to Top