Acompanhado pelo organista Albert-Jan Roelofs e pelo maestro Fons Ziekman
Braga, 04 out 2016 (Ecclesia) – A Sé de Braga acolhe, dia 16 deste mês, o Coro da Catedral de St. Bavo, vindo de Haarlem, (Holanda), na Eucaristia, às 11,30 horas.
Em digressão por Portugal, o Coro de St. Bavo apresenta-se em Braga, Póvoa de Varzim, Porto e Viana do Castelo, de 16 a 19 de outubro, sendo acompanhado pelo organista Albert-Jan Roelofs e pelo maestro Fons Ziekman, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na Sé de Braga, o grupo coral entoará excertos da missa ‘O Soberana Luz’, de Filipe de Magalhães (1571-1652), compositor de música polifónica sacra, contemporâneo do rei D. Filipe II, à qual dedica a obra ‘Missarum Liber’.
Para além do compositor português, o Coro de St. Bavo recorda os trabalhos do austríaco Anton Bruckner, com ‘Ave Maria’, e do norueguês Edvard Grieg, com ‘Ave Maris stella’, publicada no final do séc. XIX.
Para além da apresentação em Missa-Concerto, o Coro de St. Bavo regressa, ainda, a Braga, a 19 de outubro, às 21:30, para a realização de um concerto na basílica do Bom Jesus do Monte.
Do leque musical seleccionado para o último concerto da digressão do coro em Portugal, destacam-se as obras ‘Lord, have mercy’, de Felix Mendelssohn, ‘Exsultate Deo, de Alessandro Scarlatti, e ‘Lob und Preis dem Hern’, de Johann Sebastian Bach.
LFS