O museu da Sé de Braga foi esta quinta-feira palco de uma apresentação subordinada às comemorações do Dia Mundial da Música. Sob o título “O Rei do Som”, José Rodrigues, conhecedor da arte musical, foi o guia de alguns alunos da Escola Básica da Sé pelo “reinado” do Órgão de Tubos, iniciando a apresentação junto ao pequeno órgão do museu, dos finais do século XVII, no qual explicou o porquê da designação “Rei dos Instrumentos” atribuída ao órgão. Seguiu-se uma demonstração prática do funcionamento deste instrumento e das suas características. A actividade termina junto dos Grandes Órgãos da Catedral, dos maiores da Península Ibérica, aqui, os mais pequenos, puderam ouvir uma pequena demonstração das potencialidades sonoras e até conhecer o instrumento por dentro.
Na conclusão desta actividade foi possível constatar as grandes potencialidades deste instrumento ainda pouco conhecido, a sua mecânica de funcionamento e o som que nos oferece. Com mais esta iniciativa o Museu da Sé de Braga pretende aproximar os visitantes da vida museológica, formando novos públicos ao dar a conhecer que há vida, através da música, no museu.
Da parte da tarde, o Tesouro-Museu da Sé de Braga, no âmbito das comemorações do Dia do Idoso, deslocou-se até às instalações do Lar da Irmandade de Santa Cruz, para realizar uma pequena apresentação do Museu para todos os utentes com dificuldade de mobilidade.