Jornal do Vaticano assinala início da competição
O jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, assinalou o início do Campeonato do Mundo de Futebol 2010, esta Sexta-feira, considerando que o evento é “uma oportunidade para todo o continente africano”.
A respeito do Mundial da África do Sul, o quotidiano lembra que “o desporto pode incidir sobre toda a sociedade”, promovendo mudanças significativas, como aconteceu nesse país em 1995, aquando do Campeonato do Mundo de Râguebi.
“Quinze anos depois, ainda graças ao desporto, oferece-se à África do Sul uma oportunidade ainda mais importante”, assinala o artigo, deixando votos de que o Mundial dê “um novo impulso ao caminho da reconciliação”.
Para o “Osservatore Romano”, esta competição “representa um desafio para todo o continente africano, para demonstrar ao mundo que tem a capacidade de organizar um evento planetário”.
“Se este Mundial de Futebol servir para que o resto do mundo – sobretudo o chamado norte desenvolvido – vá para além do evento desportivo e compreenda melhor a África, com os seus problemas e potencialidades, para lá dos estereótipos e preconceitos, então terá sido atingido um objectivo importante”, conclui o artigo.