Brasília, 04 jun 2014 (Ecclesia) – O arcebispo brasileiro de Uberaba, D. Paulo Mendes Peixoto, lançou um apelo contra a violência, nas manifestações que deverão decorrer durante o Mundial de Futebol, lamentando a “má condução e fiscalização” do uso de dinheiros públicos.
“Temos de superar as nossas diferenças, canalizando tudo para a construção do bem, mesmo sabendo que a Copa tem sido caminho de enriquecimento ilícito de algumas pessoas e de alguns grupos”, refere o prelado, num texto de opinião publicado na página da Conferência Nacional de Bispos do Brasil.
O arcebispo admite que o povo brasileiro “está indignado”, o que se tem revelado em grandes manifestações populares.
“Não podemos perder o rumo, fazendo o país ficar ainda pior. Torcemos por uma Copa do Mundo de paz e de vitória para quem estiver mais bem preparado”, apela.
D. Paulo Mendes Peixoto adverte para os fanatismos, “tanto dentro dos estádios, como fora deles”, e pediu que eventuais manifestações evitem atos de “destruição”.
O Campeonato de Mundo do Futebol 2014 vai decorrer em várias cidades brasileiras, a partir do próximo dia 12 e tem sido antecedido por greves e protestos de vários setores sociais.
OC